skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
Programa De Intervenção

Programa de Intervenção

Intervenções preventivas são tipicamente caracterizadas como primárias, secundárias ou terciárias.
As prevenções primárias impedem o surgimento de um distúrbio ou lesão e normalmente tomam a forma de iniciativas de saúde pública, como o uso de cintos de segurança em carros, inoculações para doenças virais ou promoção de exercícios e dietas saudáveis para prevenir a obesidade e doenças cardiovasculares.
Para o TDAH e outros transtornos do neurodesenvolvimento, as iniciativas de prevenção primária incluem programas que promovem a saúde materna durante a gravidez, como advertências contra o uso de álcool e cigarro, bem como iniciativas para reduzir toxinas ambientais, como chumbo e mercúrio. Essas iniciativas não irão erradicar o TDAH, mas podem diminuir as taxas de incidência.
Intervenções preventivas secundárias detectam o distúrbio em seus estágios iniciais, enquanto ele pode ser mais tratável, retardar sua progressão e/ou alterar sua trajetória para minimizar complicações posteriores. Exemplos de intervenções preventivas secundárias incluem a identificação precoce de doença potencialmente grave através do uso de mamografia, testes de estresse cardíaco e colonoscopia. A detecção precoce, antes do início da sintomatologia grave (ou, em alguns casos, qualquer), leva à implementação de uma intervenção destinada a reduzir (ou eliminar) a probabilidade de graves consequências no futuro. Programas de intervenção precoce para crianças “em risco” se enquadram nessa categoria.
Finalmente, a prevenção terciária usa tratamento que é improvável que seja curativo, mas irá gerenciar ou limitar as complicações após o distúrbio ter se manifestado. Exemplos comuns são o uso de insulina para diabetes, programas de tratamento de abuso de álcool e drogas e, mais relevantes aqui, psicoestimulantes ou modulação de pais para indivíduos com TDAH.

Precisa de intervenção com resultados clínicos efetivos para o TDAH? Procure o INA.
Nossos telefones são: (21) 3577-3311 e (21) 99186-5884
Estamos localizados na Avenida das Américas, 500, Bloco 6, Sala 315, Shopping Downtown. Barra da Tijuca
Fonte: Halperin, J. M., Bédard, A.-C. V. & Curchack-Lichtin, J. T. Preventive Interventions for ADHD

 

Back To Top