skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
O Papel Do Contato Com A Natureza Na Saúde Mental

O papel do contato com a natureza na saúde mental

Há alguns séculos temos nos afastados daquilo que podemos considerar nossa casa – a natureza. O desenvolvimento científico e tecnológico nos leva ao afastamento de cenários e prazeres simples, como contemplar um por do sol ou uma cadeia de montanhas, por exemplo. Podemos considerar a revolução industrial como um marco para essa mudança e afastamento do que podemos chamar de “natural”
Mas o surpreendente é que atualmente a ciência tem nos chamado para o caminho inverso, ou seja, as evidências tem mostrado como esse contato com a natureza traz benefícios cognitivos, motores, emocionais e sensoriais. Isso significa que o apelo para voltarmos a “nossas origens” tem sido corroborado pela ciência.

O psicólogo cognitivo David Strayer, da Universidade de Utah, afirma que a natureza seria o principal antídoto para a vida moderna. Ele estuda atenção e afirma que nosso cérebro é inclinado a erros, especialmente quando estamos em situações multitarefa e diante de distrações.
Alguma evidências corroboram a importância da natureza para a saúde mental:
– pessoas que moram perto de áreas verde reportam menos desgaste mental, mesmo após problemas com emprego, renda e educação.
– Menor incidência de 15 doenças para quem mora em áreas arborizadas, entre elas, depressão, ansiedade, doenças cardiorrespiratórias, enxaqueca.
– Pessoas que moram em quarteirões arborizados apresentam menor quantidade do hormônio do estresse, cortisol, circulando no sangue.

Fontes:
“Natural environments and craving: The mediating role of negative affect”. Leanne Martin, Sabine Pahl, Mathew P. White, Jon May. Health & Place. doi:10.1016/j.healthplace.2019.102160

“Association of Urban Green Space With Mental Health and General Health Among Adults in Australia”. Thomas Astell-Burt, PhD; Xiaoqi Feng, PhD. JAMA Network Open. doi:10.1001/jamanetworkopen.2019.8209
#saudemental #contatocomanatureza #neurociencias #neurocienciasaplicadas #institutodeneurocienciasaplicadas

Back To Top