skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
Você Já Parou Para Pensar O Que Acontece Com O Cérebro De Uma Criança Quando Você Grita?

Você já parou para pensar o que acontece com o cérebro de uma criança quando você grita?

🧠 O cérebro recebe sinais de perigo, insegurança e ameaça.
🧠 Registra recordações negativas que se transformam em angústia, estresse e ansiedade.
🧠 O cérebro libera dopamina e adrenalina, preparando-se para fugir.
🧠 O processo de aprendizagem é bloqueado. 
🧠 O medo é ativado e o coração começa a bater mais forte. 

É muito recorrente vermos pais e/ou responsáveis gritando com as crianças. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o grito traz grandes prejuízos para o desenvolvimento infantil, principalmente, a nível psicólogico e comportamental.
Geralmente, o grito ocorre quando a pessoa já perdeu o controle e não sabe mais o que fazer e se utiliza daquele comportamento para impor a sua mensagem. Porém, a mesma é distorcida interferindo no estado emocional de quem está ouvindo. Estudos comprovam que a estrutura cerebral da criança é alterada, havendo uma redução do corpo caloso, que é a parte que conecta os dois hemisférios cerebrais. Tendo as metades do cérebro menos integradas, as mudanças na personalidade e no humor são mais acentuadas, comprometendo a estabilidade emocional. 
Além disso, essas crianças que crescem aos sons dos gritos, passam a desenvolver comportamentos agressivos como uma forma de defesa, medo acentuado, dispersão na atenção, a autoestima e a motivação pelos estudos caem, ficam mais agitadas e outras ficam cada vez mais fechadas, levando até uma futura depressão. 
Se faz cada vez mais necessário arumar outras estratégias para fazer com que a criança obedeça, respeite e ,principalmente, entenda o que ela pode ou não fazer. Sem causar nenhum prejuízo e nem sofrimento para sua vida.
Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/gritos-causam-danos-cerebro-infantil/

Back To Top