skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
Você Conhece O Transtorno Opositivo Desafiador?

Você conhece o Transtorno Opositivo Desafiador?

Você conhece o Transtorno Opositivo Desafiador?

Os transtornos disruptivos são caracterizados por comportamentos desafiadores e antissociais, de padrão estável e persiste, com implicações severas. Essa classificação inclui dois transtornos: Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e o Transtorno de Conduta (TC) e ambos atingem crianças e adolescentes.
Considera-se que o Transtorno Desafiador Opositivo preceda o Transtorno de Conduta. O TOD é um transtorno disruptivo caracterizado por um padrão de desobediênia, desafio e comportamento hostil. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam ser, esse transtorno não tem nada a ver com a falta de educação ou de limite de uma criança. Sabemos que qualquer criança pode uma vez ou outra ser hostil ou se recusar a cooperar. Porém, as crianças e/ou adolescentes diagnosticados com esse transtorno tendem a apresentarem comportamentos recorrentes e excessivos. Geralmente, é aos oito anos de idade que esse transtorno se inicia, podendo apresentar alguns sintomas antes dessa faixa etária.
O diagnóstico não pode ser dado se os sintomas aparecerem apenas em um contexto de transtorno de humor ou se aparecer em apenas um episódio. Ainda não se conhece uma causa específica para o desenvolvimento do TOD, mas há uma forte ligação entre os fatores genéticos, emocionais e ambientais. Alguns dos sintomas apresentados são: irritabilidade, hostilidade, desobediência, surtos de raiva e tendência vingativa. Estes podem provocar grandes prejuízos tanto na vida escolar (apresentando baixos resultados em relação a aprendizagem) quanto na vida social (principalmente, quando se trata do seu convívio familiar). A intervenção precoce é essencial e ajuda a prevenir a progressão do transtorno para quadros mais graves. Por isso, é sempre importante buscar ajuda profissional. 

Fonte: http://neuroconecta.com.br/entendendo-o-transtorno-opositivo-desafiador-tod/
https://www.psicoedu.com.br/2017/01/transtorno-oposicao-desafiante.html
http://mundodapsi.com/mundo-crianca-transtornos-disruptivos/
Livro: Neurociências e Aprendizagem-Processos básicos e transtornos

O INA intervém com programas estruturados nesses e outros transtornos. Quer saber como? Ligue e marque uma consulta. 

Nossos telefones são: (21) 3577-3311 e (21) 99186-5884.

Estamos localizados na Avenida das Américas, 500, Bloco 6, Sala 315, Shopping Downtown. Barra da Tijuca – RJ.

Back To Top