skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
Seu Filho Tem Apresentado Capacidade Reduzida De Manter A Atenção , Impulsividade Aumentada E/ou Hiperatividade? 

Seu filho tem apresentado capacidade reduzida de manter a atenção , impulsividade aumentada e/ou hiperatividade? 

Seu filho tem apresentado capacidade reduzida de manter a atenção , impulsividade aumentada e/ou hiperatividade? 

Cada vez mais é normal ter um(a) filho(a) diagnosticado(a) com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Devido a essa recorrência, esse assunto vem sendo cada vez mais debatido e estudado, principalmente, pelos pais, responsáveis, professsores e profissionais da área de educação e saúde. Porém, não basta ter um diagnóstico e ficar por isso mesmo. É preciso que estejam atentos sobre os reais sintomas, causas e tratamentos e, além disso, conhecermos, de fato, o que é esse transtorno.
O TDAH é um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais comum entre crianças e adolescentes, tendo sua base orgânica associada a disfunção em áreas do córtex cerebral, conhecida como Lobo Pré-Frontal. Quando seu funcionamento está comprometido, ocorrem três principais sintomas: capacidade reduzida de manter a atenção sustentada no estímulo, impulsividade aumentada e hiperatividade. Os sintomas devem estar presentes em, pelo menos, dois ambientes, como, por exemplo, em casa e na escola. Além disso, devem interferir no desenvolvimento de funções sociais e acadêmicas apropriadas. Esses sintomas irão afetar diretamente o desenvolvimento da criança em diferentes domínios, sejam eles individual, social ou educacional.
O TDAH tem sido associado há diversoso fatores, como, por exemplo: dificuldades de aprendizagem, problemas de fala, abuso de substâncias, entre outros. Esse transtorno tem tratamento que pode aliviar o sofrimento da criança e, quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, melhor para o paciente. Geralmente, o diagnóstico se faz na faixa etária escolar. Nesta época, os sintomas de hiperatividade e desatenção frequentemente impedem que a criança se mantenha em condições favoráveis ao aprendizado, gerando problemas secundários que antes não eram perceptíveis ou eram pouco valorizados.
O tratamento mais eficaz é a combinação do uso de medicamentos (a partir da indicação médica) juntamente com a intervenção cognitiva e comportamental não podendo deixar de lado a psicoeducação para pais e responsáveis. 

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbsmi/v5n4/27757.pdf
https://dda-deficitdeatencao.com.br/artigos/
https://tdah.org.br/artigos-cientificos-sobre-tdah-em-portugues/

O INA apresenta um Programa de Intervenção para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pela via sensório motora. 

Nossos telefones são: (21) 3577-3311 e (21) 99186-5884
Estamos localizados na Avenida das Américas, 500, Bloco 6, Sala 315, Shopping Downtown. Barra da Tijuca – RJ

 

Back To Top