skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
SELETIVAMENTE Distraído!

SELETIVAMENTE distraído!

Distrações e multitarefa geralmente são prejudiciais para a aprendizagem e a memória. No entanto, as pessoas geralmente estudam enquanto ouvem música, sentam-se em cafés barulhentos e checam intermitentemente seus e-mails. Os experimentos de um estudo publicano em 2017 (MIDDLEBROOKS; KERR; CASTEL, 2017) examinaram como as distrações e a atenção dividida influenciam a capacidade de lembrar seletivamente informações valiosas. Os participantes estudaram listas de palavras que variavam em valor de 1 a 10 pontos ao completar uma tarefa de detecção de dígitos, enquanto ouvia música ou sem distrações. Embora os participantes tenham lembrado menos palavras após a detecção de dígitos do que nas outras condições, não houve diferenças significativas entre as condições em termos de lembrar seletivamente as palavras mais valiosas. Resultados semelhantes foram obtidos através de uma variedade de tarefas de atenção dividida que enfatizaram a atenção e a memória de trabalho em diferentes graus, o que sugere que as pessoas podem compensar os custos de atenção dividida atendendo seletivamente aos itens mais valiosos e que fatores que atrapalham a memória não necessariamente prejudicam a capacidade de lembrar seletivamente informações importantes. É importante lembrar que existem inúmeros estudos com ferramentas distintas investigando essas variáveis e que é necessária uma base robusta de experimentos para compreender melhor esses conteúdos.

​Fonte: MIDDLEBROOKS, C. D.; KERR, T.; CASTEL, A. D. Selectively Distracted:
Divided Attention and Memory for Important Information. Psychological
Science, v. 28, n. 8, p. 1103–1115, ago. 2017. 

A clínica do INA oferece serviços e programas interdisciplinares. 
Nossos profissionais trabalham de forma integrada, atualizada e utilizando métodos baseados em evidências.

Ligue e marque uma consulta. 
Nossos telefones são: (21) 3577-3311 e (21) 99186-5884.

Back To Top