skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
Saiba A Importância De Se Ter Um Diagnóstico E Intervenção Precoce De Demência De Corpos De Lewy (DCL)

Saiba a importância de se ter um diagnóstico e intervenção precoce de Demência de Corpos de Lewy (DCL)

Para a intervenção precoce na Demência de Corpos de Lewy (DCL) é importante o rastreio de alguns sintomas preditores dessa demência em diagnósticos iniciais de Comprometimento Cognitivo Leve (CCL).
A DCL está associada a uma série de sintomas cognitivos e não cognitivos. Sendo consenso os critérios de parkinsonismo, alucinações visuais recorrentes, flutuações cognitivas, alterações comportamentais do sono REM e sensibilidade neuroléptica. Além dos biomarcadores como inervação reduzida dopaminérgica do estriado em imagens de PET ou SPECT. Analogamente, uma série de outros sintomas foram identificados acompanhando a sintomatologia inicial apresentada, como: quedas, síncope recorrente (desaparecimento de fonema(s) no interior de vocábulo), perda inexplicável da consciência, alucinações em modalidades não visuais, delírios, depressão e disfunção autonômica. Logo, a identificação de alguns desses sintomas pode auxiliar no diagnóstico precoce da DCL em casos de diagnóstico inicial de CCL.
Segundo estudo de Donaghy et al. (2017) o distúrbio comportamental do sono REM e a hiposmia (diminuição do sentido do olfato) desenvolvem vários anos antes do inicio dos sintomas cognitivos. Posteriormente, os sintomas como atenção/concentração flutuante e episódios inexplicáveis de confusão mental; comprometimento motor; voz fraca e dificuldade de se locomover por julgamento errôneo de localização dos objetos passam a ser marcadores clínicos entre a DCL e a Doença de Alzheimer (DA) no CCL, por exemplo. 
Precisa de avaliação neuroglobal para esclarecimento de diagnostico com programa de intervenção? O INA tem equipe habilitada para esse serviço fundamental na intervenção e prognóstico da DCL. 
Donaghy, P.C., Barnett, N., Olsen, K., Taylor, J.-P., McKeith, I.G., O’Brien, J.T., Thomas, A.J., 2017. Symptoms associated with Lewy body disease in mild cognitive impairment. Int. J. Geriatr. Psychiatry 32, 1163–1171. doi:10.1002/gps.4742

Back To Top