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Pós-Graduação Em Neurociência E Comportamento Motor (INA-IUPERJ)

Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento Motor (INA-IUPERJ)

INSCREVA-SE AQUI

 

Início: Outubro/2018

Dias e Horário: Sábado quinzenal de 09:00 às 17:00 horas.

Carga Horária Total do Curso: 360 horas. (dividido em 18 meses)

Carga Horária de Aula Teórica: 280 horas

Carga Horária de Orientação de Monografia: 80 horas.

Local: Rua da Assembleia, 10 – Centro – Rio de Janeiro/RJ

Coordenação: Prof MSc. Eduardo Nicoliche

INVESTIMENTO:

– Valor Mensal de R$ 350,00 –

Pagamento no cartão (taxas do pagseguro), cheque ou boleto bancário (neste caso terão acrescidas taxas da operadora).

– 10% de desconto do total do curso à vista

– Ex-alunos do INA, IUPERJ e UCAM: 20% desconto

– Descontos não cumulativos *

 Inscrição: R$ 120,00* (Pagamento através de depósito ou transferência)

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado através de depósito /transferência em nome do Instituto de Neurociências Aplicadas Ltda. O depósito deverá ser efetuado no Banco do Brasil, Agência 3519-X, Conta Corrente 9866-3 – CNPJ: 04.849.136/0001-21.

*Não haverá devolução da taxa em caso de desistência

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

– 2 Fotos 3 x 4 digitalizada

– Cópia Autenticada do Diploma de Graduação ou comprovação de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo MEC

– Histórico Escolar

– Curriculum Vitae

– RG, CPF e comprovante de residência.

– Comprovante de transferência/depósito do valor da inscrição

-Carta contendo as expectativas em relação ao curso

SeleçãoAnálise do curriculum vitae e da carta de intenção

INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS:

secretaria@iuperj.br – (21) 3543-6578/6577

cursos@neurocienciasaplicadas.com.br – (21) 3577-3311/(21) 99186-5884

(A Matrícula poderá ser feita presencialmente, através do envio da documentação por Sedex ou por email)

VISÃO GERAL:

O Comportamento Motor engloba diversas subáreas do conhecimento, entre elas: biomecânica, fisiologia, cinesiologia, psicologia, e em especial, a neurociência, através de novos estudos sobre cognição e neurofisiologia. Subdividido em três pontos principais: Controle Motor, Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Motor. Esta pós-graduação foi projetada para pessoas que desejam estudar aprendizagem, desenvolvimento e controle motor. Especificamente, àqueles que se interessem por um embasamento teórico aprofundado sobre os princípios que norteiam as habilidades cognitivo-motoras. Portanto, os alunos terão uma abordagem interdisciplinar do estudo do Comportamento Motor que o preparará para o trabalho com praticantes de esportes, atletas e pessoas comuns (não atletas), saudáveis ou não saudáveis. O programa contém ensino de alto nível, pautado em pesquisas recentes.

DESCRIÇÃO:

A Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento Motor oferecerá aos alunos uma compreensão crítica das questões atuais do tema aplicado ao movimento humano dentro das configurações do esporte, do exercício, das atividades diárias dos seres humanos, e especialmente, da participação do cérebro neste contexto. Você irá explorar um programa de ensino abrangente, envolvendo temas como técnicas de avaliação do movimento aplicado ao esporte e aos não praticantes, uma visão teórico/prática de como orientar seu aluno/cliente/paciente de forma que melhor aperfeiçoe seus gestos motores mais deficientes.

Este curso é destinado a qualquer pessoa envolvida, ou que tenha interesse, no campo do Comportamento Motor. O seu conteúdo beneficiará a treinadores, professores, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais ou a aqueles que almejem apenas usar as habilidades descritas neste curso para melhorar o seu próprio desempenho pessoal.

FORMATO DO CURSO: Este é um curso teórico que explora questões relacionadas ao Comportamento Motor comuns em esportes e atividades diárias normais. Os alunos aprenderão aplicar conceitos básicos do tema, bem como as habilidades e técnicas de treinamento usadas para melhorar o desempenho motor. No curso o aluno entrará em contato com temas-chaves, como: aprendizagem motora, desenvolvimento motor, avaliação motora, controle motor, neurofisiologia e demais temas que cercam a área.

OBJETIVO GERAL: Promover a construção do conhecimento acadêmico entre profissionais do esporte e da saúde, possibilitando a assimilação de novas concepções na atenção ao atleta, praticante de atividade física e não praticante de atividade física, com ênfase em Neurociência e em especial nos aspectos do Comportamento Motor Humano. Abordando três pontos principais: Controle Motor, Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Motor.

JUSTIFICATIVA: O Comportamento Motor refere-se a um campo específico da neurociência que estuda os mecanismos responsáveis pela produção do movimento, controle motor, os processos subjacentes às mudanças ocorridas em função da prática, aprendizagem motora, e as mudanças no comportamento motor ao longo do ciclo (tempo) da vida, desenvolvimento motor. Estuda o movimento humano e suas inúmeras formas de se aperfeiçoar seu desempenho. Portanto, este curso justifica-se diante da forma crescente que profissionais da saúdevêm buscando aprofundar-se e conhecer o campo da ciência que estuda este tema, não só no contexto esportivo, mas também no âmbito geral.

O estudo do Comportamento Motor permite entender:

·      O funcionamento do processo de aprendizagem e as melhores estratégias para orientação desse processo.

·      O prognóstico e recuperação de habilidades motoras.

·      As técnicas e recursos de otimização do desempenho.

·      A orientação mais eficaz e continua para o desenvolvimento e aprimoramento de gestos.

·      A monitorização e intervenção em atividades esportivas recreativas.

·      Pareceres e avalições motoras gerais individuais e de grupos.

TÍTULO A SER OBTIDO PELO PÓS-GRADUANDO: Especialista em Neurociência e Comportamento Motor.

METODOLOGIA: Exposições teóricas, apresentações audiovisuais, dinâmica de grupo e estudos de caso.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Provas e trabalhos

PROGRAMA:

 UNIDADE 1: Introdução à Neurociência e Comportamento

Ementa: Introdução ao tema do curso. Conceitos básicos.

Carga horária: 20 horas

Referências:

  • HAINES, D. Neurociência fundamental. São Paulo, Elsevier, 2006.
  • FELTEN, D.; JOSEFOWICZ, R. Atlas de neurociência humana de Netter. Porto Alegre, Artmed, 2005.
  • CONORS, B.; et al. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre, Artmed, 2002.

UNIDADE 2: Neuroanatomia

Ementa: Conceitos elementares macroscópicos do sistema nervoso. Revestimentos do SNC, nervos espinais e medula espinal, romboencéfalo, cerebelo, mesencéfalo, diencéfalo e telencéfalo; nervos crânianos; sistema ventricular e líquor; sistema nervoso autônomo e vascularização arterial e venosa do sistema nervoso.

Carga horária: 20 horas

Referências:

  • MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. Rio de Janeiro/São Paulo: Atheneu, 1991.
  • RUBIN, M.; SAFDIEH, J.E. Netter Neuroanatomia Essencial, 1ªed, Elsevier, 2008.
  • SNELL, R. Neuroanatomia Clínica, 7ªed, Guanabara Koogan, 2011.

UNIDADE 3: Neurofisiologia

Ementa: Conceitos iniciais de neurofisiologia. Potenciais bioelétricos. Potenciais de membrana e ação. Nervo, sinapse e tratos nervosos. Neurotransmissores, neuromoduladores e receptores. Neurotransmissores e correlações clínicas. Sinapses e vias catecolaminérgicas.

Carga horária: 20 horas

Referências:

  • KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H.; JESSEL, M. Essentials of neuroscience and behavior. Stamford, Appleton & Lange, 1995.
  • LENT, R. Cem bilhões de neurônios. Rio de Janeiro, Atheneu Rio, 2002.
  • BEAR, M.F.; CONNORS, B.W.; PARADISO, M.A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Artmed, 3 ed,2008

UNIDADE 4: Aprendizagem Motora

Ementa: aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influenciam. Estudo dos mecanismos e processos subjacentes às mudanças de comportamento motor.

Carga horária: 20 horas

Referências:

  • LATASH, M. Neurophysiological basis of movement. Champaigh, Human Kinetics, 1998.
  • SCHMIDT, R.A.; Wrisberg, C.A. Aprendizagem e performace motora: uma abordagem da aprendizagem baseada na situação. Artmed, 2010.
  • MAGILL, R.A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo, Edgard Blucher, 2000.

UNIDADE 5: Metodologia da Pesquisa

Ementa: Discutir princípios teóricos fundamentais sobre o conceito de Ciência e suas implicações no desenvolvimento do pensamento. Estabelecer as relações da epistemologia com o pensamento lógico e coerente exigido para a pesquisa em psicologia esportiva e ciências do exercício. Estabelecer o discernimento e a capacidade de elaboração dos diferentes tipos de pesquisas científicas. Estabelecer claramente o tema do projeto, problema e hipóteses de uma pesquisa científica. Discutir delineamentos de pesquisa e elaborar adequadamente projetos.

Carga horária: 20 horas

Referências:

  • FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa (Coleção Pesquisa Qualitativa). FLICK, Uwe (Coord.) Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos (Coleção Pesquisa Qualitativa). FLICK, Uwe (Coord.) Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • Ludorf, S.M.A. Metodologia da Pesquisa: do projeto ao trabalho de conclusão de curso. Appris, 2017.

UNIDADE 6: Desenvolvimento Motor

Ementa: Mudanças no comportamento motor de um indivíduo ao longo de seu ciclo de vida e os fatores que influenciam.

Carga horária: 20 horas

Referências:

  • LATASH, M. Neurophysiological basis of movement. Champaigh, Human Kinetics, 1998.
  • SCHMIDT, R.A.; Wrisberg, C.A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada na situação. Artmed, 2010.
  • GALLAHUE, D.; OZMUM, J. Compreendendo o desenvolvimento motor. São Paulo, Phorte, 2005.

UNIDADE 7: Controle Motor

Ementa: Mecanismos responsáveis pela produção/organização dos movimentos. Como o sistema nervoso controla o desempenho de habilidades coordenadas.

Carga horária: 20 horas

Referências:

  • SHUMWAY-COOK, A.; WOOLLACOTT, M. Controle Motor: Teoria e aplicações práticas. 2ª Ed. Barueri, SP: Manole, 2003.
  • SCHMIDT, R.A.; Wrisberg, C.A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada na situação. Artmed, 2010.
  • KERR, R. Psychomotor learning. New York, CBS College, 1982.
  • SCHMIDT, R.A. Motor control and learning: a behavioral emphasis. Champaign, Human Kinetics, 1988.

UNIDADE 8: Princípios de Neuroimagem

Ementa: Entender e avaliar técnicas de imagem que explorem a atividade cerebral. Ressonância magnética, Ressonância funcional, Eletroencefalografia quantitativa (EEGq), Single photon emission computed tomography (SPECT), Positron emission tomography (PET).

Carga horária: 20 horas

Referências:

  • NIEDERMEYER, E.; DA SILVA, F.L. Electroencephalography: basic principles, clinical applications and related fields. ed. 5, Lippincott Williams & Wilkins, 2005.
  • ATLAS, S.W. Ressonância Magnética do Cérebro e da Coluna Vertebral. v.2, ed.3, Revinter, 2008.
  • R.J.; BROWN S.E. Spect: Single-photon Emission Computed Tomography : a Primer.Society of Nuclear Medicine, 1990.

UNIDADE 9: Avaliação Motora

Ementa: O que avaliar e o porquê de avaliar. Anamnese e atestado médico. Métodos, protocolos e prática de avaliação. Análise e aplicação dos dados da avaliação.

Carga horária: 20 horas

Referências:

  • MATSUDO, S. M. M. Avaliação do idoso: física & funcional. 2. ed. rev. atual. São Caetano do Sul: CELAFISCS, 2005. 149 p.
  • AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE (ACSM). ACSM’S Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 8th ed., 2009.
  • NETO, F.R. Manual de Avaliação Motora. Artmed, 1ºed, 2002.

UNIDADE 10: Cognição e movimento

Ementa: Atenção, controle inibitório, inteligência, raciocínio dedutivo e resolução deproblemas.

Carga horária: 20 horas

Referências:

  • AL-YAHYAA, E.; DAWESA, H.; et al. “Cognitive motor interference while walking: A systematic review and meta-analysis.” Neuroscience and Biobehavioral Reviews 35: 715-728, 2011.
  • HUXHOLD, O.; LI, S.C.; et al. “Dual-tasking postural control: Aging and the effects of cognitive demand in conjunction with focus of attention.” Brain Research Bulletin 69(3): 294-305, 2006.
  • JAMET, M.; DEVITERNE, D.; et al. “Age-related part taken by attentional cognitive processes in standing postural control in a dual-task context.” Gait & Posture 25(2): 179-184, 2007.

UNIDADE 11: Neurociência e Treinamento Funcional

Ementa: Teoria e prática de exercícios quem visam refinar as habilidades motoras sejam elas esportivas ou gestos naturais do dia a dia. Aplicados a atletas, não atletas, idosos, jovens e crianças.

Carga horária: 20 horas

Referências:

  • PONT GEIS, P. Atividade física e saúde na terceira idade: teoria e prática. Pilar Pont Geis; trad. Magda Schwartzhaupt Chaves. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
  • DE ROSE, J.R.D; NICOLAI, A.H. Esporte e atividade física na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • BARROS NETO, T.L. Exercício, saúde e desempenho físico. São Paulo: Atheneu, 1997.

UNIDADE 12: Controle motor em doenças neurodegenerativas

Ementa: Implicações de doenças como Parkinson, Alzheimer, AVC, Esclerose Lateral Amiotrófica no controle dos membros superiores, inferiores e da postura.

Carga horária: 20 horas

Referências:

  • PIRES, S.C.C. A Influência do Exercício terapêutico nos ajustes posturais antecipatórios dos Doentes de Parkinson. Faculdade de Desporto. Porto, Universidade do Porto, 2006.
  • PRADO, J.M. Controle postural em adultos e idosos durante tarefas duais. Instituto de Psicologia. São Paulo, Universidade de São Paulo, 2008.
  • YARDLEY, L. Interference between postural control and mental task performance in patients with vestibular disorder and healthy controls. Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry 71(1): 48-52, 2001.

UNIDADE 13: Fisiologia Neuromuscular e Metabolismo Energético

Ementa: Fisiologia da contração muscular (neuromuscular), tipos de contração e sua relação com o metabolismo energético. Fadiga central e fadiga periférica

Carga horária: 20 horas

Referências:

VANDERVOORT, A. A. Aging of the human neuromuscular system. Muscle and Nerve, 25, 17-25, 2002.

MINETTO, M.A.; et al. Mechanisms of cramp contractions: peripheral or central generation? J Physiol, 589:23, p. 5759–5773, 2011.

POWER, S.K.; HOWLEY, E.T. Fisiologia do Exercício, Teoria e Aplicação ao condicionamento e ao Desempenho, editora Manole, 8°ed, 2014.

UNIDADE 14: NEUROCIÊNCIA, ATIVIDADE FÍSICA E ENVELHECIMENTO

Ementa: Aspectos demográficos, epidemiológicos e biopsicossociais do processo de envelhecimento. Conceituação do processo de envelhecimento, suas alterações morfofuncionais e fisiológicas. Atividade física, exercício físico, aptidão física para idosos. Autonomia funcional e a qualidade de vida. Produção do conhecimento em atividade física, saúde e envelhecimento.

Carga horária: 20 horas

Referências:

  • FARINATTI, P.T.V. Envelhecimento: promoção da saúde e exercício. São Paulo: Manole, 2°v, 2008.
  • MAZO, G.Z. Atividade física, qualidade de vida e envelhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2008.
  • ACSM. AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Exercise and Physical Activity for Older Adults. Medicine Science of Sports and Exercise. v. 41, n. 7, p. 1510-1530, 2009.

UNIDADE 15: ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

Ementa: Desenvolvimento e elaboração de monografia como atividade orientada.

Carga horária: 80 horas

  • Referências: FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa (Coleção Pesquisa Qualitativa). FLICK, Uwe (Coord.) Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos (Coleção Pesquisa Qualitativa). FLICK, Uwe (Coord.) Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • Ludorf, S.M.A. Metodologia da Pesquisa: do projeto ao trabalho de conclusão de curso. Appris, 2017.

 

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