skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
O Neuropsicólogo Na Pesquisa De Validação De Testes

O neuropsicólogo na pesquisa de validação de testes

Uma das habilidades exigidas de um profissional em neuropsicologia é na pesquisa em validação de testes psicométricos. É um dos campos mais carentes no Brasil desse profissional. Por exemplo, investigar os efeitos da escolaridade e da idade no Teste de Cancelamento dos Sinos (1).
Os pesquisadores que trabalharam nesse estudo mostraram como os fatores idade e escolaridade impactam os escores cognitivos sensíveis no teste e da importância da investigação deles na neuropsicologia. Argumentaram como essas variáveis podem influenciar o desempenho no teste levando a falsos positivos ou negativos, uma vez que baixa escolaridade ou idade avançada em certas tarefas podem assemelhar-se aos efeitos cognitivos de quadros neurológicos ou psiquiátricos. 
E destacam que a escolaridade e a idade são essenciais para a normatização e interpretação dos escores do Teste de Cancelamento dos Sinos. 
Sabe como e onde se profissionalizar para adquirir expertise em testagem neuropsicológica? Na II Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica do INA. Garanta já sua vaga!
Nossos telefones são: (21) 3577-3311 e (21) 99186-5884
Mais informações acesse: http://www.neurocienciasaplicadas.com.br/…/pos-graduacao-e…/
(1) – Cristina Elizabeth Izábal Wong, Laura Damiani Branco, Charles Cotrena, Yves Joanette, R. P. F. Efeito da escolaridade e da idade em duas versões do Teste de Cancelamento dos Sinos. Rev. Neuropsicol. Latinoam. 10, 72–82 (2018).

Back To Top