skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
Metodologias Ativas No Processo De Aprendizagem

Metodologias ativas no processo de aprendizagem

Cada vez mais os avanços tecnológicos vem corroborando para que novas metodologias de ensino sejam aplicadas nas escolas a fim de oferecer uma aprendizagem mais eficaz, dinâmica e que tenha relação com as necessidades de cada aluno. Mas, afinal, o que são as metodologias ativas? Este modelo de ensino tem o objetivo de estimular os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa a partir de problemas e situações reais. Sua principal proposta é que o estudante esteja e seja o centro do processo de aprendizagem, participando de forma ativa e sendo o co-responsável pela construção do seu próprio conhecimento. O modelo tira o aluno da condição de aluno passivo e faz com que ele tenha mais participação e interação se tornando aluno ativo. 
Se aplicado de forma adequada, são inúmeros os benefícios dessa prática, tanto para o educador enquanto instituição de ensino quanto para o educando. Porém, é preciso conhecer e entender como o aluno retém a aprendizagem.
O psiquiatra americano William Glasser defende que a eficiência dos métodos ativos no processo ensino-aprendizagem tem um maior e melhor resultado. 
Segundo ele, os alunos aprendem cerca de: 
* 10% lendo;
* 20% escrevendo;
* 50% observando e escutando;
* 70% discutindo com outras pessoas;
* 80% praticando 
* 95% ensinando.
Aprender ensinando é um dos objetivos abordados pelas metodologias ativas e requer que você tenha passado pelas outras etapas. Apresentamos abaixo algumas das práticas que já são desenvolvidas em algumas instituições de ensino: Aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem entre pares ou times, sala de aula invertida.
Tem se tornado essencial e necessário investir em conteúdos atrativos e interativos, mas, antes de tudo, é preciso entender que a metodologia ativa não é a atividade, mas a construção didática que o professor faz e que vai fazer com que o aluno se sinta cognitivamente e emocionalmente engajado no processo de aprendizagem.
Fontes:https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado
https://blog.lyceum.com.br/metodologias-ativas-de-aprendizagem/
http://inoveduc.com.br/o-que-sao-metodologias-ativas

 

Back To Top