skip to Main Content

Welcome

Say hello to the toggle bar. This is an optional section you can use to display any content you'd like. Simply select a page from the theme panel and the content of the page will display here. You can even use the drag and drop builder to create this! This is a perfect place for your company mission statement, alerts, notices or anything else.

Get In Touch

Email: support@total.com
Phone: 1-800-Total-Theme
Address: Las Vegas, Nevada

Our Location

(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br

Serviços Oferecidos

Fisioterapia Neurofuncional

Atendimento Individual

DIAS E HORÁRIOS: Segundas, terças e quintas de 9 às 17 horas

Duração da Intervenção Semanal: A sessão tem a duração de 50 minutos. Mínimo 2x por semana.

Objetivo Geral: Habilitar, reabilitar e adaptar funcionalmente pacientes com patologias neurológicas pela via sensório-motora.

Justificativa: A Fisioterapia Neurofuncional promove melhora do desempenho motor e adaptações que favorecem a independência e reintegração social de pacientes com doenças do sistema nervoso central ou periférico. Tendo em vista que habilidades motoras, sensoriais e cognitivas interagem o tempo todo, torna-se importante integrá-las durante a intervenção para que o paciente possa desenvolver suas capacidades de forma ampliada. Assim, o programa de Fisioterapia Neurofuncional se faz importante por auxiliar o paciente a atingir sua potencialidade máxima.

Público-alvo: Idosos com Declínio Cognitivo Leve e/ou com mobilidade reduzida, pacientes com doença de Parkinson, Acidente Vascular Encefálico, doença de Alzheimer e outros tipos de Demência, sequelas de Hidrocefalia, Esclerose Múltipla, Doença de Huntington e outras patologias neurológicas.

Avaliação Neurocognitivo-motor

Avaliação Neuropsicológica

Atendimento individual

DIAS E HORÁRIOS: Terças e quintas a partir das 15h.

DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO: 50 minutos.

OBJETIVO GERAL: Estimulação cognitiva via a organização sensório-motora através dos atendimentos psicoterapêuticos. Nosso trabalho é norteado pela prática das pesquisas e evidências e nossa intervenção acontece pela via sensório-motora.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Produzir mudanças emocionais e comportamentais duradouras com base em uma conceituação e compreensão de cada pessoa (levando em consideração as suas crenças, experiências já vivenciadas e seus comportamentos). Trabalhar com a tomada de decisão e a resposta que irá gerar aprimoramento das funções cognitivo-motora. Além disso, queremos ensinar a pessoa a ser seu próprio terapeuta e enfatizar a prevenção de recaída.

Aprimoramento Cognitivo através da Atividade Física

DIAS E HORÁRIOS: Segundas, Quartas e sextas

  • Horário para criança e adolescente: 15 às 18 horas
  • Horário para adulto: 19 às 21 horas

DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO SEMANAL: Mínimo 2x

Cada intervenção tem a duração de 50 minutos

NUMERO MÁXIMO DE PESSOAS POR SESSÃO: 5 pessoas

Objetivo Geral: Melhorar a performance funcional via regulação e estimulação pela via sensório-motora através do exercício físico, percepção, atenção, visuoconstrução, raciocínio lógico, funções executivas, planejamento, memórias e respostas motoras.

Justificativa: A atividade física é uma via de intervenção que pode melhorar o desempenho cognitivo através de seus recursos motores, assim, se faz necessário utilizá-la de forma estruturada, potencializando suas dimensões em termos de estimulação cognitiva pela via sensório-motora.

Estimulação da Memória pela via Sensório-Motora

Atendimento em Grupo

Duração da Intervenção Semanal: 1 vez

Cada intervenção tem a duração de 90 minutos de estimulação cognitiva e 30 minutos de atividades físicas orientadas.

Objetivo Geral:

  • Melhorar o funcionamento cognitivo e social por meio de atividades em grupo, com exercícios físicos e psicoeducação. Alguns estudos sugerem que esses estímulos modulados para operadores cognitivos são mais benéficos quando a socialização é incluída.
  • Oferecer uma variedade de atividades que interfiram em todas as etapas da memória, atenção, percepção e emoção. Estas atividades irão atuar na modulação do processamento da informação das funções perceptivas, atencionais, memória e emoção que juntas modulam as 4 fases distintas da memória (1- memorização ou aprendizagem, 2- retenção, 3- recuperação e 4- reconhecimento) para otimização da consolidação do processos mnemônicos, com o intuito de preservar e desenvolver novas conexões nas redes funcionais citadas.

Justificativa: O programa foi criado para contemplar os 4 pilares que sustentam a eficiência neural para a memória, apontados em evidências clínicas: 1) estimulação cognitiva; 2) atividade física aeróbica, 3) evitação da depressão por meio da interação com o grupo; 4) dieta saudável.

Intervenção Interdisciplinar em Demências

DIAS E HORÁRIOS: 4 horas semanais, não sequenciais, conforme disponibilidade do paciente e profissionais.

DURAÇÃO E HORÁRIO: O paciente terá 4 horas semanais e 16 horas mensais de intervenção interdisciplinar conforme necessidades identificadas em avaliação cognitivo/motora preliminar.

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Neuropsicólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos e nutricionistas. Portanto, serão as necessidades identificadas na avaliação cognitivo/motora na etapa inicial e de seguimento do programa que direcionarão os profissionais e as técnicas que serão utilizadas com o paciente para o desempenho clínico esperado.

Objetivos:

  1. Retardar o curso da doença.
  2. Amenizar os danos cognitivos e limitar os déficits motores.
  3. Intervir para manutenção e, em alguns casos, melhora do funcionamento nas áreas sociais e relacionamentos, mobilidade, independência, primordialmente.
  4. Modulação do ambiente familiar, apoio psicológico e social, atividade física, estratégias de manejo comportamental, e psicoeducação sobre os sintomas e expectativas de progressão da doença e necessidade de cuidados futuros.

Portanto, o tratamento se resume em manter o maior nível de funções cognitivas e motoras adequadas para assegurar a qualidade de vida, o máximo de reabilitação para melhora de funcionalidade e retardar os sintomas esperados, ainda durante as fase tardia da doença.

Exame de Eletroencefalografia

Back To Top