skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
Formação Em Reabilitação Cognitiva-Motora Interdisciplinar: Teoria E Prática

Formação em Reabilitação Cognitiva-Motora Interdisciplinar: Teoria e Prática

INSCREVA-SE AQUI

 

Carga horária total: 140 horas
Horário de cada final de semana:
Sexta 18 às 22 horas
Sábado 09 às 18 horas
Domingo 09 às 18 horas

Rio de Janeiro/RJ – Informações: cursos@neurocienciasaplicadas.com.br / (21) 99186-5884

Local: Shopping Downtown – Avenida das Américas, 500, Bloco 06, Cobertura 315 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, CEP 22.640-904

Cronograma da Turma 02:

CIDADES MODULOS DATAS
RIO DE JANEIRO Básico, parte I 24; 25; 26 de agosto/2018
RIO DE JANEIRO Básico, parte II 28; 29; 30 de setembro/2018
RIO DE JANEIRO Intermediário, parte I 23; 24; 25 de novembro/2018
RIO DE JANEIRO Intermediário, parte II 14; 15 e 16 de dezembro/2018
RIO DE JANEIRO Avançado, parte I março/2019
RIO DE JANEIRO Avançado, parte II abril/2019
RIO DE JANEIRO Avançado, parte III maio/2019

 

Visão Geral
A reabilitação cognitiva é um campo emergente de intervenção baseada em evidências e, no campo teórico, ligada às neurociências, psicologia comportamental/cognitiva e neuropsicologia. Também, tem como característica fundamental integrar a investigação via estudo de caso com a prática clínica. Portanto, esse curso foi cuidadosamente concebido para proporcionar aos profissionais da área de saúde conhecimento teórico e experiência prática para desenvolver suas habilidades clínicas com o rigor acadêmico.
Tivemos o cuidado de formatar a capacitação com uma natureza interdisciplinar para fornecer uma sólida vivência clínica visando a sua aplicação, também num contexto interdisciplinar, dentro das premissas de exigências para se enfrentar os problemas oriundos da fragmentação do campo da saúde.
A equipe do curso tem extensa experiência em neurociências aplicadas a reabilitação, aprendizagem e longevidade, o que permite a ligação dos aspectos clínicos a pesquisa tão peculiar a elaboração e manejo de um programa de reabilitação.

Conteúdo do Curso
O designer do curso é de aprendizagem profissional com módulos que lhe permitirão ganhar experiência para atuação num ambiente clínico. Portanto, é uma formação para lhe fornecer habilidades aplicadas para a sua vida profissional.
Objetivos do aprendizado:
a) Ser capaz de usar um conjunto coeso de técnicas atreladas a dados aferidos em pesquisas para auxiliar na determinação de que tipo de reabilitação cognitiva é mais adequada de ser implementada, respeitando as técnicas que apresentam mais evidência de resultados positivos.
b) Identificar as técnicas para desempenho das funções cognitivas básicas e os passos envolvidos na realização do tratamento.
c) Entender que um protocolo de intervenção cognitiva passa pela individualização do programa, implementação de intervenções específicas para a deficiência cognitiva de cada caso.
d) Entender os mecanismos e implicações das lesões cerebrais adquiridas, genéticas, primariamente neurológicas ou secundárias a outros sintomas, incluindo psiquiátricos.
e) Compreender o processo das mudanças cognitivas, emocionais e comportamentais (lidar com a mudança em si mesmo – personalidade e conscientização da mudança), relacionados ao desenvolvimento atípico ou por lesões adquiridas.
f) Introduzir materiais que poderão ser usados para desenvolver habilidades cognitivas.

NOVIDADES! O CURSO ESTA COM APOIO E PARCEIRA DA SOCIETY FOR COGNITIVE REHABILITATION (SCR)

Certificação de nível I na Prática de Terapia em Reabilitação Cognitiva (CPCRT) pela “Society for Cognitive Rehabilitation” em parceria com o Instituto de Neurociências Aplicadas – INA

Para os interessados nessa certificação, além da taxa de revisão do material enviado de certificação paga à instituição credenciadora, será exigido os seguintes procedimentos:

  1. Formulário de candidatura preenchido em inglês e assinado.
  2. Diplomas de graduação e/ou pós-graduação.
  3. Currículo resumido em inglês.
  4. Registro profissional.
  5. Preenchimento em inglês de formulário de experiência de trabalho em Reabilitação Cognitiva
  6. Preenchimento em inglês de formulário de experiência profissional (dois)
  7. Apresentação em vídeo legendado em inglês de relato de caso clínico/crítico, supervisionado pelo INA.
  8. Vídeo legendado em inglês de sessão clínica em Reabilitação Cognitiva (extensão MOV ou MPEG), supervisionado pelo INA
  9. Preenchimento em inglês do formulário de informação / (cliente)
  10. Preenchimento em inglês do formulário de informação / (clínico)
  11. Comprovante da taxa de inscrição / Membros Internacionais à SCR

MÓDULO BÁSICO

Carga horária total de 40 horas. Dividido em dois finais de semana.

Parte 1
– Introdução Preliminar (4 horas)
Apresentação do curso: visão geral sobre a reabilitação cognitiva
O que é reabilitação cognitiva?
Apresentação geral das principais técnicas utilizadas na reabilitação
– Neurociência cognitiva clínica (16 horas)
Apresentação de desordens clínicas e uma visão geral da cognição para permitir a compreensão crítica sobre o campo das neurociências com ênfase em estratégias de tratamento.

Parte 2
– Neuropsicologia clínica (20 horas)
Exame da teoria e da prática através da observação e avaliação do funcionamento cognitivo em pacientes com várias formas de sequelas e disfunções cerebrais.

MÓDULO INTERMEDIÁRIO

Carga horária total de 40 horas. Dividido em dois finais de semana.

Parte 1
– Intervenções Cognitivas na Reabilitação (20 horas)
Compreensão da lógica teórica e das abordagens baseadas em evidências para trabalhar com indivíduos.

Parte 2
– Princípios de reabilitação cognitiva (20 horas)
Compreensão dos modelos relevantes de cognição saudável, a base biológica das deficiências cognitivas e seu impacto no funcionamento cotidiano para a reabilitação cognitiva direcionada, ou seja, como as funções cognitivas são afetadas após uma lesão.

MÓDULO AVANÇADO

Carga horária total de 60 horas. Dividido em três finais de semana.

Parte 1
– Técnicas de reabilitação cognitiva (60 horas) (3 finais de semana)
Apresentar protocolos críticos baseados em evidências para reabilitar funções cognitivas via modulações cognitiva/comportamental/emocional pelo canal sensório-motor:

a) Movimento sacádico dos olhos / EEGq,
b) Neurofeedback / EEGq,
c) Imagética motora,
d) Realidade virtual,
e) Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares – EMDR
f) Mindfulness,
g) Neuroestimulação (TMS e tDCS),
h) Eficiência cognitiva via exercício físico,
i) Potencializadores cognitivos /medicação,
j) Técnicas de comunicação alternativa,
k) Software de BrainTrainer,
l) Tarefas de modulação de funções cognitivas básicas durante a execução de um protocolo de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicopedagógica, neuropsicológica, etc.

Observação: Esse módulo é básico. Salientamos que a habilitação para aplicação das técnicas de neurofeedback, movimento sacádico dos olhos, realidade virtual, neuroestimulação (segue diretrizes do CFM e CREFITO) e EMDR requer formação complementar, específica para cada técnica. E, no caso, do EMDR em instituição certificada para ensino da técnica no Brasil.

 

Investimento (Rio de Janeiro/RJ):

Taxa de matricula: R$ 300,00*

R$4.800 (à vista)* ou (parcelado**) até 30/06/2018

R$5.300,00 (à vista)* ou (parcelado**) até 30/07/2018

R$5.800,00 (à vista)* ou  (parcelado**) depois de 30/07/2018

*O pagamento da Taxa de Inscrição e o pagamento do curso à vista deverão ser feitos através de depósito ou transferência bancária.

**O parcelamento no cartão de crédito terá o acréscimo do juros da operadora

Back To Top