skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
Exercício Físico E Saúde Mental

Exercício Físico e Saúde Mental

Há alguns anos, pesquisadores têm focado em inúmeras intervenções não medicamentosas que podem auxiliar no processo de reabilitação de diversas doenças mentais, contribuindo de maneira adjunta ao tratamento. Alguns relatos apontam para os efeitos de práticas integrativas como meditação (ZOU et al., 2018) e outras como a prática
regular de exercícios físicos (CHAN et al., 2018). Recentemente um estudo de revisão sistemática, baseando-se na literatura existente, sugeriu que os movimentos meditativos podem ser intervenções eficazes para reduzir os sintomas do Transtorno Depressivo Maior (TDM). Chamando a atenção para os efeitos terapêuticos dos movimentos meditativos para o tratamento dos sintomas do TDM, pois pode fornecer uma opção útil aos tratamentos tradicionais existentes (terapia medicamentosa e psicoterapia) para pacientes com TDM. Deve-se considerar que limitações metodológicas significativas encontradas na maioria dos estudos empíricos até o momento, o que pode ter impactado a interpretação desses achados (ZOU et al., 2018). Entretanto, parece que já está bem estabelecido na literatura o efeito do tratamento não-medicamentoso adjunto para a redução dos sintomas psiquiátricos na maioria dos transtornos relatados.

FONTES: CHAN, J. S. Y. et al. Special Issue – Therapeutic Benefits of Physical
Activity for Mood: A Systematic Review on the Effects of Exercise Intensity, Duration, and Modality. The Journal of Psychology, p. 1–24, 15 out. 2018. 

Back To Top