skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
Estratégias De Reabilitação Neurofuncional!

Estratégias de reabilitação neurofuncional!

Estudos sugerem que estímulos motivacionais, como recompensas, podem ser poderosos moduladores da seleção atencional, tanto em indivíduos saudáveis ​​quanto em pacientes com lesão cerebral que sofrem de negligência.
Bourgefois A et. al., (2018) usou um paradigma de busca visual para examinar como a prioridade de atenção baseada em recompensas poderia alterar a orientação espacial em pacientes com vieses patológicos devido à negligência após o derrame hemisférico direito. Os alvos foram precedidos por pistas espaciais exógenos válidos ou inválidos, na presença ou ausência de distratores que foram associados a altos valores de recompensa após uma fase inicial de treinamento de reforço.
Os pesquisadores descobriram que o valor de recompensa aprendido dos distratores interferia na reorientação espacial para o lado esquerdo (negligenciado) quando os pacientes eram invariavelmente direcionados para o lado direito. Além disso, a presença de distratores associados a recompensa no campo contralesional interferiu mais na detecção de alvos relevantes para a tarefa do mesmo lado, e essa interferência foi exagerada com negligência mais severa. A análise das lesões anatômicas por Voxelwise indicou que os danos no giro angular direito, bem como nas áreas occipitais laterais e temporais inferiores do hemisfério direito, estavam associados a efeitos atencionais de maior valor agregado.

Estímulos visuais previamente associados a recompensas receberam maior prioridade atencional durante a busca visual apesar de vieses patológicos espaciais devido à negligência, e assim interferiram na orientação para alvos contralesionais, presumivelmente competindo com mecanismos top-down controlando a atenção espacial exógena. Esses resultados fornecem novos insights para vincular a orientação espacial e os sinais motivacionais dentro dos modelos atuais de atenção. 

FONTE: Córtex. 2018 5 de outubro; 109: 260-271. doi: 10.1016 / j.cortex.2018.09.015. 
Value-driven attentional capture in neglect. Bourgeois A, et al. Cortex. 2018.

A clínica do INA oferece serviços e programas interdisciplinares e nossos profissionais trabalham de forma integrada.

Ligue e marque uma consulta!

 

Back To Top