skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
Efeitos Da Dupla Tarefa E Do Metilfenidato Na Marcha De Crianças Com TDAH

Efeitos da dupla tarefa e do metilfenidato na marcha de crianças com TDAH

O artigo recente de Möhring et al. (2018) procurou investigar os efeitos clínicos de dois recursos terapêuticos em populações clínicas de TDAH na qualidade da marcha: a terapêutica medicamentosa, o metilfenidato e; a terapêutica cognitivo/motora, a dupla-tarefa. E para aferir o efeito clínico o estudo foi randomizado e o desempenho medido em todos os grupos. 
Os resultados indicaram efeitos consideráveis da dupla-tarefa:
a) na marcha das crianças, independentemente do grupo (TDAH versus controle)
b) na marcha de crianças no grupo de TDAH com alterações mais pronunciadas na marcha
Os efeitos do metilfenidato:
a) em crianças com TDAH permitiu a diminuição substancial na variabilidade de tempo e de passadas a um nível comparado com crianças com desenvolvimento típico.
Logo, os achados do estudo apoiam a noção de que processos cognitivos mais elevados, como os atencionais e executivos influenciam a marcha e que o metilfenidato pode afetar positivamente os processos cognitivos e motores, como a marcha, assim como tarefas de regulação cognitivo/motores. 
Nossa clínica entende que um recurso terapêutico na intervenção cognitivo-motora deve ter a mesma segurança de efeito que os tratamentos farmacológicos.


Nossos telefones são: (21) 3577-3311 e (21) 99186-5884.
Estamos localizados na Avenida das Américas, 500, Bloco 6, Sala 315, Shopping Downtown. Barra da Tijuca – RJ.
Möhring, W., Klupp, S., Grob, A., 2018. Effects of dual tasking and methylphenidate on gait in children with attention deficit hyperactivity disorder. Hum. Mov. Sci. 62, 48–57. doi:10.1016/j.humov.2018.09.007

Back To Top