Cursos


Voltar ao topo


Pós-Graduação em Neuropsicologia Clinica (INA/IUPERJ/UCAM)

 

 

 

 

 

 

 

Local do Curso: Barra da Tijuca. Av. Das Américas, 500, Bloco6a, sala 315 – Shopping Downtown

Dias e horário de realização do curso: Sábado e domingo mensal das 09:00 às 18:00 horas.

PREVISÃO DE INÍCIO:
10 de Março de 2018

Duração:
24 meses – ocorrendo no segundo final de semana de cada mês (exceção para feriados)

Carga Horária Total do Curso: 520 horas.
Carga Horaria de Aula Teórica: 320 horas
Carga Horária de Orientação de Monografia: 80 horas.
Carga Horária de Estágio Supervisionado: 120 horas.

Coordenação: Profª Maria Ramim

INVESTIMENTO:
– R$7.920,00 – Parcelamento no cartão (taxas do pagseguro), cheque ou pagamento em boleto (no boleto terão acrescidas taxas da operador). Cheque ou boleto em até 24 vezes.
– 10% de desconto para pagamento à vista
– Ex alunos do INA, IUPERJ e UCAM: 20% desconto
– Descontos não cumulativos *

Inscrição: R$120,00* (Pagamento através de depósito ou transferência)

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado através de depósito /transferência em nome do Instituto de Neurociências Aplicadas Ltda. O depósito deverá ser efetuado no Banco do Brasil, Agência 3519-X, Conta Corrente 9866-3 – CNPJ: 04.849.136/0001-21.

*Não haverá devolução da taxa em caso de desistência

Numero máximo de Vagas oferecidas: 30 vagas.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
– 2 Fotos 3 x 4 digitalizada
– Cópia Autenticada do Diploma de Graduação ou comprovação de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo MEC
– Histórico Escolar
– Curriculum Vitae
– RG, CPF e comprovante de residência
– Comprovante de transferência/depósito do valor da inscrição
-Carta contendo as expectativas em relação ao curso

O envio da documentação deverá ser enviado até o dia 15 de fevereiro de 2018

Seleção:
Análise do curriculum vitae e da carta

INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS:
Tels: (21) 3577-3311/ (21) 99186-5884
Email: cursos@neurocienciasaplicadas.com.br
www.neurocienciasaplicadas.com.br/cursos
End.: Av das Américas, 500, Bloco 6 a, sala 315 – Shopping Downtown – Barra da Tijuca
(A Matrícula poderá ser feita presencialmente, através do envio da documentação por Sedex ou por email)

Os candidatos que enviarem a documentação por e-mail, deverão entregar posteriormente o diploma de graduação autenticado.

Público Alvo: Graduados em Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina, Enfermagem, pedagogos e profissionais da área de educação.

Objetivo Geral: Este curso tem como objetivo elucidar as novas perspectivas da neurociência, abordando a psicopatologia ao longo do ciclo de vida; a cognição, atenção, memória, linguagem e aprendizagem, entre outros conceitos. Proporcionar aos participantes o aprofundamento de conhecimentos neuropsicológicos, atrelado à Neurociência, visando a atuação profissional no âmbito clínico, educacional e da pesquisa científica.

Justificativa: A Neuropsicologia refere-se a um campo específico da neurociência que tem como atribuição o estudo das correlações entre as funções cognitivas e suas bases biológicas. Este estudo limita-se às funções mentais superiores, como pensamento, linguagem, memória, atenção e aprendizagem. Portanto, este curso justifica-se diante da forma crescente que profissionais das várias áreas, vem buscando aprofundar-se no campo da Neuropsicologia, por entenderem que o estudo biológico mais profundo dos processos cognitivos podem modificar com fundamentação as teorias cognitivas dos processos mentais superiores, elucidando que se a mente aprende é devido a mudanças no sistema nervoso.

Avaliação neuropsicológica: permite o estudo aprofundado das várias funções cognitivas, emocionais e comportamentais, de forma a caracterizar as necessidades do paciente e promover o seu bem-estar.

Contribui para:
–   o prognóstico de recuperação,
–   a predicação da capacidade para desempenhar determinada função,
–   a decisão sobre a intervenção,
–   a monitorização da eficácia dos tratamentos,
–   a prevenção e deteção precoce de distúrbios do desenvolvimento
–   pareceres em exames médico-legais

Título a ser obtido pelo pós-graduando: Especialista em Neuropsicologia Clínica

Metodologia: Exposições teóricas, apresentações audiovisuais, dinâmica de grupo e estudos de caso.

Sistema de Avaliação: Provas e trabalhos

Sistema de Orientação de Monografias: 5 Estudantes por docente

Estágio supervisionado por área de formação

Programa e Ementa

INTRODUÇÃO À NEUROPSICOLOGIA
Ementa: Visão geral das Neurociências; História das neurociências: o enquadramento da psicofisiologia. Conceitos fundamentais das neurociências. Relações entre mente e cérebro. Aulas expositivas para apresentação de equipamentos e abordagens metodológicas.
Carga horária: 16 horas

NEUROFISIOLOGIA
Ementa: Conceitos iniciais de neurofisiologia. Potenciais bioelétricos. Potenciais de membrana e ação. Nervo, sinapse e tratos nervosos. Neurotransmissores, neuromoduladores e receptores. Neurotransmissores e correlações clínicas. Sinapses e vias catecolaminérgicas.
Carga horária: 16 horas

NEUROANATOMIA
Ementa: Conceitos elementares macroscópicos do sistema nervoso. Revestimentos do SNC, nervos espinais e medula espinal, romboencéfalo, cerebelo, mesencéfalo, diencéfalo e telencéfalo; nervos crânianos; sistema ventricular e líquor; sistema nervoso autônomo e vascularização arterial e venosa do sistema nervoso.
Carga horária: 16 horas

NEUROQUÍMICA
Ementa: Ambiente celular. Metabolismo neuronal e glial. Transmissão sináptica. Proteínas. Membranas Biológicas. Receptores cerebrais: classificação, distribuição e respostas intracelulares. Cascata de sinalização celular. Mensageiros intracelulares. Desenvolvimento e plasticidade neural.
Carga Horária: 16 horas

PSICOFARMACOLOGIA
Ementa: Compreensão dos fatores farmacológicos que influenciam no desempenho cognitivo e o comportamento, atuação das drogas sobre o Sistema Nervoso Central de acordo com suas classificações.
Carga Horária: 16 horas

NEUROPSICOLGIA E NEUROCIENCIA COGNITIVA
Ementa: Neuropsicologia Experimental, Cognitiva e Clínica: especificidades e complementaridades. Modelos cognitivos e Neuropsicologia: estratégias de investigação e tipos de dados (“lesion studies”, RM e RMf, TEP, EEG e técnicas derivativas – ERP, sLORETA).
Carga horaria: 16 horas

ESTATÍSTICA APLICADA A NEUROPSICOLOGIA
Ementa: Psicometria. Medidas de Tendência Central e Variabilidade. Noções de tipos de Variáveis. Testagem de Hipótese.
Carga horaria: 16 horas

NEUROPSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Ementa: Estudo do desenvolvimento humano tendo em vista os aspectos biopsicosociais. A relação existente entre crescimento, maturação e desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade.
Carga Horária: 16 horas

ASPECTOS DA FALA E LINGUAGEM
Ementa: Bases neurais da Linguagem e da fala; a estrutura, produção, compreensão e aquisição da linguagem e da fala. Aspectos estruturais da aquisição dos tipos de linguagem.
Carga horária: 16 horas

NEUROPSICOLOGIA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS
Ementa: Demonstrar as funções executivas e sua importância de forma global no funcionamento mental, destacando a influência das funções cognitivas.
Carga Horária: 32 horas

NEUROPSICOLOGIA DA ATENÇÃO E DA MEMÓRIA
Ementa: Investigar do sistema atencional; demonstrar o impacto do déficit de atenção sobre as funções cognitivas. No campo da memória, conceituar e apresentar suas subdivisões; refletir sobre a interferência de outras funções da memória.
Carga Horária: 16 horas

NEUROPSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DAS FUNÇÕES MOTORAS
Ementa: Conceitos fundamentais em aprendizagem motora, comportamento e desenvolvimento. Performance habilidosa: princípios básicos
Carga Horária: 16horas

AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES NEUROPSICOLÓGICAS
Ementa: Lesões cerebrais focais; investigação das funções perceptivas, da linguagem, pensamento e memória. Os procedimentos para anamnese e para o diagnóstico.
Carga Horária: 32 horas

ASPECTOS CLÍNICOS NA NEUROPSICOLOGIA DOS TRANSTORNOS NEUROLÓGICOS
Ementa: Transtornos cognitivos leves; demências; doença de Alzheimer; doenças vasculares; doença de Parkinson.
Carga Horária: 32 horas

ASPECTOS CLÍNICOS DA NEUROPSICOLOGIA DOS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS
Ementa: Transtornos do humor e ansiedade; esquizofrenia.
Carga Horária: 32 horas

METODOLOGIA DE ENSINO E PESQUISA
Ementa: Discutir princípios teóricos fundamentais sobre o conceito de Ciência e suas implicações no desenvolvimento do pensamento. Estabelecer as relações da epistemologia com o pensamento lógico e coerente exigido para a pesquisa em Neurociência e Aprendizagem. Estabelecer o discernimento e a capacidade de elaboração dos diferentes tipos de pesquisas científicas. Estabelecer claramente o tema do projeto, problema e hipóteses de uma pesquisa científica. Discutir delineamentos de pesquisa e elaborar adequadamente projetos.
Carga horária: 16 horas

ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA
Ementa: Desenvolvimento e elaboração de monografia como atividade orientada.
Carga horária: 90 horas


Voltar ao topo


Formação em Reabilitação Cognitiva Interdisciplinar: Teoria e Prática

Carga horária total: 140 horas
Horário de cada final de semana:
Sexta 18 às 22 horas
Sábado 09 às 18 horas
Domingo 09 às 18 horas

Para realizar sua pré-inscrição CLIQUE AQUI e preencha a ficha

 

Rio de Janeiro/RJ – Informações: cursos@neurocienciasaplicadas.com.br / (21) 99186-5884

Local: Shopping Downtown – Avenida das Américas, 500, Bloco 06, Cobertura 315 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, CEP 22.640-904

Cronograma da Turma 02:

CIDADES MODULOS DATAS
RIO DE JANEIRO Básico, parte I 24; 25; 26 de agosto/2018
RIO DE JANEIRO Básico, parte II 28; 29; 30 de setembro/2018
RIO DE JANEIRO Intermediário, parte I 23; 24; 25 de novembro/2018
RIO DE JANEIRO Intermediário, parte II 14; 15 e 16 de dezembro/2018
RIO DE JANEIRO Avançado, parte I março/2019
RIO DE JANEIRO Avançado, parte II abril/2019
RIO DE JANEIRO Avançado, parte III maio/2019

Visão Geral
A reabilitação cognitiva é um campo emergente de intervenção baseada em evidências e, no campo teórico, ligada às neurociências, psicologia comportamental/cognitiva e neuropsicologia. Também, tem como característica fundamental integrar a investigação via estudo de caso com a prática clínica. Portanto, esse curso foi cuidadosamente concebido para proporcionar aos profissionais da área de saúde conhecimento teórico e experiência prática para desenvolver suas habilidades clínicas com o rigor acadêmico.
Tivemos o cuidado de formatar a capacitação com uma natureza interdisciplinar para fornecer uma sólida vivência clínica visando a sua aplicação, também num contexto interdisciplinar, dentro das premissas de exigências para se enfrentar os problemas oriundos da fragmentação do campo da saúde.
A equipe do curso tem extensa experiência em neurociências aplicadas a reabilitação, aprendizagem e longevidade, o que permite a ligação dos aspectos clínicos a pesquisa tão peculiar a elaboração e manejo de um programa de reabilitação.

Conteúdo do Curso
O designer do curso é de aprendizagem profissional com módulos que lhe permitirão ganhar experiência para atuação num ambiente clínico. Portanto, é uma formação para lhe fornecer habilidades aplicadas para a sua vida profissional.
Objetivos do aprendizado:
a) Ser capaz de usar um conjunto coeso de técnicas atreladas a dados aferidos em pesquisas para auxiliar na determinação de que tipo de reabilitação cognitiva é mais adequada de ser implementada, respeitando as técnicas que apresentam mais evidência de resultados positivos.
b) Identificar as técnicas para desempenho das funções cognitivas básicas e os passos envolvidos na realização do tratamento.
c) Entender que um protocolo de intervenção cognitiva passa pela individualização do programa, implementação de intervenções específicas para a deficiência cognitiva de cada caso.
d) Entender os mecanismos e implicações das lesões cerebrais adquiridas, genéticas, primariamente neurológicas ou secundárias a outros sintomas, incluindo psiquiátricos.
e) Compreender o processo das mudanças cognitivas, emocionais e comportamentais (lidar com a mudança em si mesmo – personalidade e conscientização da mudança), relacionados ao desenvolvimento atípico ou por lesões adquiridas.
f) Introduzir materiais que poderão ser usados para desenvolver habilidades cognitivas.

NOVIDADES! O CURSO ESTA COM APOIO E PARCEIRA DA SOCIETY FOR COGNITIVE REHABILITATION (SCR)

Certificação de nível I na Prática de Terapia em Reabilitação Cognitiva (CPCRT) pela “Society for Cognitive Rehabilitation” em parceria com o Instituto de Neurociências Aplicadas – INA

Para os interessados nessa certificação, além da taxa de revisão do material enviado de certificação paga à instituição credenciadora, será exigido os seguintes procedimentos:

  1. Formulário de candidatura preenchido em inglês e assinado.
  2. Diplomas de graduação e/ou pós-graduação.
  3. Currículo resumido em inglês.
  4. Registro profissional.
  5. Preenchimento em inglês de formulário de experiência de trabalho em Reabilitação Cognitiva
  6. Preenchimento em inglês de formulário de experiência profissional (dois)
  7. Apresentação em vídeo legendado em inglês de relato de caso clínico/crítico, supervisionado pelo INA.
  8. Vídeo legendado em inglês de sessão clínica em Reabilitação Cognitiva (extensão MOV ou MPEG), supervisionado pelo INA
  9. Preenchimento em inglês do formulário de informação / (cliente)
  10. Preenchimento em inglês do formulário de informação / (clínico)
  11. Comprovante da taxa de inscrição / Membros Internacionais à SCR

MÓDULO BÁSICO

Carga horária total de 40 horas. Dividido em dois finais de semana.

Parte 1

– Introdução Preliminar (4 horas)
Apresentação do curso: visão geral sobre a reabilitação cognitiva
O que é reabilitação cognitiva?
Apresentação geral das principais técnicas utilizadas na reabilitação
– Neurociência cognitiva clínica (16 horas)
Apresentação de desordens clínicas e uma visão geral da cognição para permitir a compreensão crítica sobre o campo das neurociências com ênfase em estratégias de tratamento.

Parte 2

– Neuropsicologia clínica (20 horas)
Exame da teoria e da prática através da observação e avaliação do funcionamento cognitivo em pacientes com várias formas de sequelas e disfunções cerebrais.

MÓDULO INTERMEDIÁRIO

Carga horária total de 40 horas. Dividido em dois finais de semana.

Parte 1
– Intervenções Cognitivas na Reabilitação (20 horas)
Compreensão da lógica teórica e das abordagens baseadas em evidências para trabalhar com indivíduos.

Parte 2
– Princípios de reabilitação cognitiva (20 horas)
Compreensão dos modelos relevantes de cognição saudável, a base biológica das deficiências cognitivas e seu impacto no funcionamento cotidiano para a reabilitação cognitiva direcionada, ou seja, como as funções cognitivas são afetadas após uma lesão.

MÓDULO AVANÇADO

Carga horária total de 60 horas. Dividido em três finais de semana.

Parte 1
– Técnicas de reabilitação cognitiva (60 horas) (3 finais de semana)
Apresentar protocolos críticos baseados em evidências para reabilitar funções cognitivas via modulações cognitiva/comportamental/emocional pelo canal sensório-motor:
:
a) Movimento sacádico dos olhos / EEGq,
b) Neurofeedback / EEGq,
c) Imagética motora,
d) Realidade virtual,
e) Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares – EMDR
f) Mindfulness,
g) Neuroestimulação (TMS e tDCS),
h) Eficiência cognitiva via exercício físico,
i) Potencializadores cognitivos /medicação,
j) Técnicas de comunicação alternativa,
k) Software de BrainTrainer,
l) Tarefas de modulação de funções cognitivas básicas durante a execução de um protocolo de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicopedagógica, neuropsicológica, etc.

Observação: Esse módulo é básico. Salientamos que a habilitação para aplicação das técnicas de neurofeedback, movimento sacádico dos olhos, realidade virtual, neuroestimulação (segue diretrizes do CFM e CREFITO) e EMDR requer formação complementar, específica para cada técnica. E, no caso, do EMDR em instituição certificada para ensino da técnica no Brasil.

 

Investimento (de Janeiro/RJ):

Taxa de matricula: R$ 300,00*

R$4.500 (à vista)* ou 5.000,00 (parcelado**) até 30/06/2018

R$4.800,00 (à vista)* ou 5.300,00 (parcelado**) até 30/07/2018

R$5.100,00 (à vista)* ou 5.600,00 (parcelado**) depois de 30/07/2010

*O pagamento da Taxa de Inscrição e o pagamento do curso à vista deverão ser feitos através de depósito ou transferência bancária.

**O parcelamento no cartão de crédito terá o acréscimo do juros da operadora


Voltar ao topo


Neurofisiologia de Mindfulness: Teoria e Prática

Local: Av. das Américas, 500, Bloco 6, Sala 315 – Shopping Downtown – Barra da Tijuca.

Carga Horária: 10 horas

Dias e Horários: 17/3 – 13:00 as 19:00; 18/3 – 10:00 as 17:00

Coordenação: Prof. Ms. Guaraci Tanaka

Investimento: R$390,00 ou 3x R$150,00
Obs: Para pagamento em cartão o valor de juros será acrescido no valor total do curso.

Número de Vagas: 20 vagas

Documentos Necessários para Inscrição: Ficha de Inscrição e CPF

Informações e Matrículas:
Tels:
21 99186-5884
Email:
cursos@neurocienciasaplicadas.com.br
www.neurocienciasaplicadas.com.br/cursos

Público Alvo: profissionais de saúde, profissionais holísticos, coaches, todos que tem interesse no assunto

Objetivo Geral: Trazer o entendimento da neurofisiologia e processamento de Mindfulness.

Programa e Ementa
Conceitos
Neurofisiologia da atenção
Neurofisiologia de Mindfulness
Prática de Mindfulness e seu processamento


Voltar ao topo


Neurociência, Treinamento Funcional e Terceira Idade

Local: Av. das Américas, 500, Bloco 6, Sala 315 – Shopping Downtown – Barra da Tijuca.

Carga Horária: 24 Horas

Dias e Horários: Sábado das 09:00 às 13:00.

Coordenação: Prof. Ms. Eduardo Nicoliche e Prof. Ms. Renan Vicente

Investimento:
• Estudantes: 3x de R$250,00
• Profissionais: 3x de R$300,00
– 20% de desconto para pagamento à vista.
Obs: Para pagamento em cartão o valor de juros será acrescido no valor total do curso.

Número de Vagas: 30 vagas

Datas: 17/03; 24/03; 28/04; 12/05; 26/05; 02/06

Documentos Necessários para Inscrição:
• Diploma de graduação (somente para formados)
• Currículo resumido (máximo: 2 laudas)
• Ficha de inscrição preenchida

Informações e Matrículas:
Tels: 99186-5884
Email: cursos@neurocienciasaplicadas.com.br
www.neurocienciasaplicadas.com.br/cursos

Público Alvo: Graduados em Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, profissionais da área de educação, profissionais da área de saúde em geral.

Objetivo Geral: Este curso teórico e prático tem como objetivo fornecer um modelo que permita ao profissional incorporar teorias e pesquisas atuais da neurociência à pratica, abordando aspectos de avaliação e aplicação de exercícios funcionais em idosos.

Corpo Docente
Confirmados: Prof Dr Alair Pedro Ribeiro, Prof Ms Renan Vicente, Prof Ms Eduardo Nicoliche, Prof Esp Carlos Amoroso

Programa e Ementa

1. NEUROCIÊNCIAS E CONTROLE MOTOR
Ementa: Visão geral das neurociências, cognição e exercício físico. Bases neurais do controle motor. Atividade física e envelhecimento. Aplicação prática de exercícios funcionais que envolvem dupla tarefa
Carga Horária: 4 Horas

2. AVALIAÇÃO FUNCIONAL
Ementa: O que avaliar e o porquê de avaliar. Anamnese e atestado médico. Métodos, protocolos e prática de avaliação. Análise e aplicação dos dados da avaliação.
Carga Horária: 4 Horas

3. MOBILIDADE GERAL
Ementa: Conceito de mobilidade, alcance, preensão e manipulação. Mobilidade anormal. Coordenação motora, lateralidade e flexibilidade. Reabilitação dos pacientes com disfunções na mobilidade geral. Exercícios funcionais aplicada as disfunções na mobilidade.
Carga Horária: 4 Horas

4. CONTROLE POSTURAL
Ementa: Conceitos iniciais de controle postural. Envelhecimento e controle postural. Reabilitação dos pacientes com disfunções no controle postural. Exercícios funcionais aplicados ao controle postural.
Carga Horária: 4 Horas

5. DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS
Ementa: Conceitos iniciais de Alzheimer, Parkinson e Depressão. Doenças Articulares. Exercícios funcionais aplicadas as doenças neurodegenerativas e doenças articulares.
Carga Horária: 4 Horas

6. EXERCÍCIOS FUNCIONAIS EM ACAMADOS
Ementa: Principais problemas que uma pessoa que está acamada pode apresentar Cuidados especiais com a prescrição de exercícios para pessoas acamadas. Prática de exercícios funcionais em acamados.
Carga Horária: 4 Horas


Voltar ao topo


Aperfeiçoamento em Avaliação Neuropsicolinguística

Local do Curso: Barra da Tijuca. Av. Das Américas, 500, Bloco6a, sala 315 – Shopping Downtown

 Dias e horário de realização do curso: Todas às quartas-feiras das 18:00 às 22:00 horas para a parte teórica e sábado dia 30 de junho para a prática.

PREVISÃO DE INÍCIO:

14 de Março de 2018

Carga Horária Total do Curso: 56 horas.

Carga Horária de Aulas Teóricas: 40 horas

Carga Horária de Aulas Práticas: 16 horas.

 

Coordenação: Prof Adriana Amaral

 INVESTIMENTO:

– Profissionais: R$ 950,00 à vista ou 4 vezes de R$ 300,00

Estudantes a partir do 7º período: R$ 750,00 ou 4 vezes de R$ 237,50

Formas de pagamento: Cartão de crédito (com taxas do pagseguro à prazo) e débito; cheque ou pagamento em boleto (R$ 20,00 de acréscimo para cada boleto emitido).

– 10% de desconto para pagamento à vista

– Ex alunos do INA: 10% desconto

– Descontos não cumulativos *

 

Inscrição: R$120,00 (Pagamento através de depósito ou transferência)

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado através de depósito /transferência em nome do Instituto de Neurociências Aplicadas Ltda. O depósito deverá ser efetuado no Banco do Brasil, Agência 3519-X, Conta Corrente 9866-3 – CNPJ: 04.849.136/0001-21.

 Numero máximo de Vagas oferecidas: 30 vagas.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

– Foto 3 x 4 digitalizada

– Cópia do Diploma de Graduação ou comprovação de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo MEC em Fonoaudiologia

– RG, CPF e comprovante de residência

– Comprovante de transferência/depósito do valor da inscrição

INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS:

Tels: (21) 3577-3311/ (21) 99186-5884

Email: cursos@neurocienciasaplicadas.com.br

www.neurocienciasaplicadas.com.br/cursos

End.: Av das Américas, 500, Bloco 6 a, sala 315 – Shopping Downtown – Barra da Tijuca

(A Matrícula poderá ser feita presencialmente ou através do envio da documentação por Sedex)

Público Alvo: Profissionais ou estudantes dos últimos períodos de Fonoaudiologia, psicologia e neuropsicólogos para atualização.

 Objetivo Geral: Este curso tem como objetivo preencher uma lacuna na formação do fonoaudiólogo clínico que deseja avaliar as competências neuropsicolinguísticas, afim de acrescentar dados quantitativos e qualitativos à Avaliação Neuropsicológica, e dessa forma integrar, posteriormente, equipe multidisciplinar na avaliação e reabilitação cognitiva.

 Justificativa: A Neuropsicolinguística é um dos campos mais recentes da linguística. Trata das relações entre linguagem, cérebro e cognição. Apoiada na interface, Neurociência, Cognição e Linguística e neuropsicologia, o curso instrumentalizará profissionais de fonoaudiologia na compreensão, elaboração e aplicação de avaliações neurofuncionais da linguagem e , à posteriori, definir o plano terapêutico baseado em evidências.

 Avaliação Neuropsicolinguística: permite o estudo aprofundado das várias funções cognitivas linguísticas e comportamentais, de forma a caracterizar as necessidades do paciente e promover o seu bem-estar.

Contribui para:

–   o prognóstico de recuperação,

–   a predição da capacidade para desempenhar determinada função,

–   a decisão sobre a intervenção,

–   a monitorização da eficácia dos tratamentos,

–   a prevenção e deteção precoce de distúrbios do desenvolvimento

–   pareceres em exames médico-legais

Metodologia: Exposições teóricas, apresentações audiovisuais, dinâmica de grupo e estudos de caso.

Sistema de Avaliação: Elaboração de modelo de avaliação neuropsicológica

Programa e Ementa

 NEUROCIÊNCIAS DO PROCESSAMENTO SENSÓRIO-MOTOR DA LINGUAGEM

Docente Responsável: Proa. Dra. Bruna Velasques

Ementa:

  • Processamento fisiológico e funcional da linguagem no desenvolvimento típico em todas as fases do desenvolvimento.
  • Processamento fisiológico e funcional da linguagem no desenvolvimento atípico em todas as fases do desenvolvimento.
  • Processamento da linguagem após lesão adquirida (afasias, pacientes comissurotomizados)
  • A especialização encefálica na linguagem e assimetria anatômica.

Carga horária: 12horas

 AVALIAÇÃO POR PROCESSAMENTO ELETROFISIOLÓGICO DA LINGUAGEM

Docente Responsável: Profa. Dra. Bruna Velasques e Prof. Dr. Pedro Ribeiro

Ementa: Introdução ao EEGq via substratos neurofisiológicos do rastreio sensorial para a linguagem (audição e visão)

P300 auditivo

N400

Estimulação cerebral e exames por imagens na linguagem

Estimulação magnética transcraniana na gagueira de desenvolvimento

Dinâmica na detecção e discriminação de mudanças de sons no ambiente de fala via EEGq

O potencial auditivo no diagnóstico diferencial dos transtornos de linguagem

Carga horária: 8 horas

ESTATÍSTICA APLICADA A NEUROPSICOLINGUÍSTICA

Docente Responsável: Prof Dr Alair Pedro Ribeiro

Ementa: Psicometria. Medidas de Tendência Central e Variabilidade. Noções de tipos de Variáveis. Testagem de Hipótese.

Carga horaria: 4 horas

 A AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS/LINGUÍSTICAS (VIAS SENSORIAIS AUDITIVAS E VISUAIS, PROCESSAMENTO E RESPOSTA)

Docente Responsável: Maria Ramim

Ementa: Apresentação dos recursos em termos de testes padronizados (baterias fixas e flexíveis), inventários, escalas, testes psicomotores) para avaliação da percepção, atenção, memória, visuopercepção, raciocínio/estruturação do pensamento, funções motoras e executivas

Carga horária: 8 horas

 PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLINGUÍSTICA INFANTIS E ADULTOS

Docente Responsável: Adriana Amaral

Ementa: Resolução de ambiguidade e complexidade linguística; o uso de informações lexicais, sintáticas, semânticas, pragmáticas, contextuais e prosódicas na compreensão da linguagem; a relação entre os recursos computacionais disponíveis na memória de trabalho e o mecanismo de processamento de linguagem; e a realidade psicológica das representações linguísticas.

Carga Horária: 8 horas

RECURSOS DE TESTAGENS SENSÍVEIS PARA AVALIAÇÃO DOS TRANSTORNOS DE LINGUAGEM

Docente Responsável: Maria Ramim e Adriana Amaral

Ementa: Apresentar os testes mais adequados para avaliação de cada transtorno de linguagem em termos de sensibilidade clínica.

Carga Horária: 8 horas

APLICAÇÃO DOS PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLINGUÍSTICA

Docente Responsável: Maria Ramim e Adriana Amaral

Ementa: APLICAÇÃO E CORREÇÃO DOS TESTES:

  • NEUPSILIN,
  • TOKEN TEST (compreensão da linguagem),
  • BOSTON NAMING TEST (linguagem expressiva),
  • CONTROLLED WORD ASSOCIATION TEST (linguagem expressiva),
  • BATERIA MONTREAL TOULOUSE DE AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM,
  • RAVLT,
  • AVALIAÇÃO FUNCIONAL DAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO – ASHA,
  • PRAGMATIC PROTOCOL(PRUTTING & KIRCHNER, 1987),
  • RIGHT HEMISPHERE LANGUAGE BATTERY – RHLB (BRYAN, 1989)/ANÁLISE DO DISCURSO;

TESTES QUE SERÃO ABORDADOS NO DECORRER DO CURSO:

  • TESTE DE DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA
  • ESCALA DE RECONHECIMENTO DE PALAVRAS
  • TESTE ABC
  • TESTE ADAPE
  • TESTE CLOZE
  • TESTE DE HABILIDADES METALINGUÍSTICAS
  • TESTE DE LEITURA DE PALAVRAS E NÃO PALAVRAS
  • TESTE DE FLUÊNCIA VERBAL
  • TESTE DE LINGUAGEM ABFW
  • TESTE  DE ORTOGRAFIA
  • BATERIA MAC – BATERIA MONTREAL DE AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO/ PROTOCOLE MEC;
  • TESTE DE PROCESSAMENTO FONOLÓGICO – CTTOP
  • TESTE DE DISGRAFIA
  • TESTE DE DESEMPENHO ESCOLAR TDE
  • PROLEC
  • PROMAT-CORUJA
  • PROHMELE
  • BENDER
  • FLUÊNCIA VERBAL
  • GERAÇÃO ALEATÓRIA DE NÚMEROS
  • TESTE HAYLING
  • DISCURSO NARRATIVO ORAL E ESCRITO.

 

Carga Horária: 8 horas


Voltar ao topo


Pós-graduação Lato Senso em Neurociências Aplicadas (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

O Curso de Especialização (lato sensu) em Neurociências Aplicada nas áreas de: Aprendizagem, Longevidade e Reabilitação é um curso com duração de 18 (dezoito) meses e carga horária de 360 horas.

Público-alvo: Profissionais da área de saúde, educação e afins

Documentação para inscrição:
. Ficha de inscrição;
. Fotocópia autenticada do diploma de graduação;
. Fotocópia da carteira de identidade;
. 3 (três) fotografias 3×4 recentes (com o nome no verso);
. Curriculum Vitae (resumido).

INFORMAÇÕES:

neurociencias@ufrj.br

 


Voltar ao topo


Curso de Neurociências Aplicadas e Terapia Cognitivo Comportamental

Instituto De Neurociências Aplicadas (INA)

Público-alvo: Profissionais e estudantes de área da saúde e educação

Número de vagas: 30

PROXIMA TURMA: início 18 de agosto de 2018

PRÉ-INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES:
cursos@neurocienciasaplicadas.com.br

PROGRAMA DO CURSO (DETALHADO): Em Construção

MÓDULO I: Princípios de Neurociências e Neuroplasticidade

MÓDULO II: Processos Cognitivos e Neuropsicologia

MÓDULO III: Noções de Transtorno Psiquiátrico e Terapia Cognitivo Comportamental

OBJETIVO DO CURSO: Em Reformulação
CORPO DOCENTE
Prof Dr Alair Pedro Ribeiro Souza e Silva
Profª Drª Bruna Brandão Velasques
Profª Esp Maria Ramim

Informação e Inscrição:

e-mail: cursos@neurocienciasaplicadas.com.br
home page: www.neurocienciasaplicadas.com.br

 


Voltar ao topo


Neurociências e Psicologia do Esporte

A proposta da instauração de um curso de neurociências direcionado ao tema do esporte e exercício justifica-se pelo crescente interesse nos processos psicológicos envolvidos na prática de esporte ou exercício que possibilitam o alcance de um nível ótimo de saúde mental, a maximização do rendimento e a identificação de princípios e o desenvolvimento de adultos e crianças. Por este motivo, o aprofundamento dos conhecimentos em neurociência no ambiente esportivo faz-se importante para uma maior compreensão das interações existentes neste meio e sua influência no funcionamento cerebral. Desta forma, este curso procura viabilizar aos participantes a oportunidade de construção de conhecimento obtido pela associação de conteúdo teórico com o que existe de mais recente no campo da psicologia do esporte e do exercício.

O curso possui como objetivo geral promover a construção do conhecimento acadêmico entre profissionais do esporte, possibilitando a assimilação de novas concepções na atenção ao atleta, com ênfase especial nos aspectos da neurociência.

Início previsto: SEM PREVISÃO
Horário de realização do curso: Sábado – 09:00 às 18:00h
Carga Horária Total do Curso: 200 horas
Local de realização: a definir

Documentação para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Fotocópia da carteira de identidade;
  • 3 (três) fotografias 3×4 recentes (com o nome no verso);
  • Curriculum Vitae (resumido).

Investimento do curso:
Valor da inscrição: R$ 50,00 (cinquenta reais).
10 (dezoito) parcelas de R$ 200,00 (duzentos reais).


Voltar ao topo


Neurociências e Atividade Física

O curso de Neurociências e Atividade Física justifica-se pelo crescente interesse da sociedade e dos profissionais da área em promover a partir do exercício a melhora da qualidade de vida física de mental. Neste contexto, a junção da atividade física e das neurociências visa preencher essa lacuna e fornecer ferramentas e conhecimento para os profissionais da área aprimorarem sua atuação junto ao público.

O curso possui como objetivo geral fornecer subsídios aos profissionais da área de atividade física para a realização de uma avaliação e um trabalho holístico, envolvendo aspectos da mente e cérebro, baseados nas neurociências.

Início previsto: SEM PREVISÃO
Horário de realização do curso: Sábado – 09:00 às 18:00h
Carga Horária Total do Curso: 200 horas
Local de realização: a definir

Documentação para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Fotocópia da carteira de identidade;
  • 3 (três) fotografias 3×4 recentes (com o nome no verso);
  • Curriculum Vitae (resumido).

Investimento do curso:
Valor da inscrição: R$ 50,00 (cinquenta reais).
10 (dezoito) parcelas de R$ 200,00 (duzentos reais).

Disciplinas:
Introdução às Neurociências
Bases Neurais da Atividade Física
Aprendizagem, Comportamento e Desenvolvimento Motor
Neuroplasticidade na Atividade Física
Cognição e Atividade Física
Transtornos Psiquiátricos e Atividade Física
Metodologia de Ensino e Pesquisa
Orientação de Monografia


Voltar ao topo