Cursos


Voltar ao topo


 

 

 

 

 

 

1º Curso de Formação em Reabilitação Cognitiva Interdisciplinar: Teoria e Prática

(Instituto de Neurociências Aplicadas/ Instituto Brain)

Carga horária total: 140 horas
Horário de cada final de semana:
Sexta 18 às 22 horas
Sábado 09 às 18 horas
Domingo 09 às 18 horas

Visão Geral
A reabilitação cognitiva é um campo emergente de intervenção baseada em evidências e, no campo teórico, ligada às neurociências, psicologia comportamental/cognitiva e neuropsicologia. Também, tem como característica fundamental integrar a investigação via estudo de caso com a prática clínica. Portanto, esse curso foi cuidadosamente concebido para proporcionar aos profissionais da área de saúde conhecimento teórico e experiência prática para desenvolver suas habilidades clínicas com o rigor acadêmico.
Tivemos o cuidado de formatar a capacitação com uma natureza interdisciplinar para fornecer uma sólida vivência clínica visando a sua aplicação, também num contexto interdisciplinar, dentro das premissas de exigências para se enfrentar os problemas oriundos da fragmentação do campo da saúde.
A equipe do curso tem extensa experiência em neurociências aplicadas a reabilitação, aprendizagem e longevidade, o que permite a ligação dos aspectos clínicos a pesquisa tão peculiar a elaboração e manejo de um programa de reabilitação.

Conteúdo do Curso
O designer do curso é de aprendizagem profissional com módulos que lhe permitirão ganhar experiência para atuação num ambiente clínico. Portanto, é uma formação para lhe fornecer habilidades aplicadas para a sua vida profissional.
Objetivos do aprendizado:
a) Ser capaz de usar um conjunto coeso de técnicas atreladas a dados aferidos em pesquisas para auxiliar na determinação de que tipo de reabilitação cognitiva é mais adequada de ser implementada, respeitando as técnicas que apresentam mais evidência de resultados positivos.
b) Identificar as técnicas para desempenho das funções cognitivas básicas e os passos envolvidos na realização do tratamento.
c) Entender que um protocolo de intervenção cognitiva passa pela individualização do programa, implementação de intervenções específicas para a deficiência cognitiva de cada caso.
d) Entender os mecanismos e implicações das lesões cerebrais adquiridas, genéticas, primariamente neurológicas ou secundárias a outros sintomas, incluindo psiquiátricos.
e) Compreender o processo das mudanças cognitivas, emocionais e comportamentais (lidar com a mudança em si mesmo – personalidade e conscientização da mudança), relacionados ao desenvolvimento atípico ou por lesões adquiridas.
f) Introduzir materiais que poderão ser usados para desenvolver habilidades cognitivas.

MÓDULO BÁSICO

Carga horária total de 40 horas. Dividido em dois finais de semana.

Parte 1

– Introdução Preliminar (4 horas)
Apresentação do curso: visão geral sobre a reabilitação cognitiva
O que é reabilitação cognitiva?
Apresentação geral das principais técnicas utilizadas na reabilitação
– Neurociência cognitiva clínica (16 horas)
Apresentação de desordens clínicas e uma visão geral da cognição para permitir a compreensão crítica sobre o campo das neurociências com ênfase em estratégias de tratamento.

Parte 2

– Neuropsicologia clínica (20 horas)
Exame da teoria e da prática através da observação e avaliação do funcionamento cognitivo em pacientes com várias formas de sequelas e disfunções cerebrais.

MÓDULO INTERMEDIÁRIO

Carga horária total de 40 horas. Dividido em dois finais de semana.

Parte 1
– Intervenções Cognitivas na Reabilitação (20 horas)
Compreensão da lógica teórica e das abordagens baseadas em evidências para trabalhar com indivíduos.

Parte 2
– Princípios de reabilitação cognitiva (20 horas)
Compreensão dos modelos relevantes de cognição saudável, a base biológica das deficiências cognitivas e seu impacto no funcionamento cotidiano para a reabilitação cognitiva direcionada, ou seja, como as funções cognitivas são afetadas após uma lesão.

MÓDULO AVANÇADO

Carga horária total de 60 horas. Dividido em três finais de semana.

Parte 1
– Técnicas de reabilitação cognitiva (60 horas) (3 finais de semana)
Apresentar protocolos críticos baseados em evidências para reabilitar funções cognitivas via modulações cognitiva/comportamental/emocional pelo canal sensório-motor:
:
a) Movimento sacádico dos olhos / EEGq,
b) Neurofeedback / EEGq,
c) Imagética motora,
d) Realidade virtual,
e) Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares – EMDR
f) Mindfulness,
g) Neuroestimulação (TMS e tDCS),
h) Eficiência cognitiva via exercício físico,
i) Potencializadores cognitivos /medicação,
j) Técnicas de comunicação alternativa,
k) Software de BrainTrain,
l) Tarefas de modulação de funções cognitivas básicas durante a execução de um protocolo de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicopedagógica, neuropsicológica, etc.

Observação: Esse módulo é básico. Salientamos que a habilitação para aplicação das técnicas de neurofeedback, movimento sacádico dos olhos, realidade virtual, neuroestimulação (segue diretrizes do CFM e CREFITO) e EMDR requer formação complementar, específica para cada técnica. E, no caso, do EMDR em instituição certificada para ensino da técnica no Brasil.


Voltar ao topo


Pós-graduação Lato Senso em Neurociências Aplicadas (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

O Curso de Especialização (lato sensu) em Neurociências Aplicada nas áreas de: Aprendizagem, Longevidade e Reabilitação é um curso com duração de 18 (dezoito) meses e carga horária de 360 horas.

Público-alvo: Profissionais da área de saúde, educação e afins

Documentação para inscrição:
. Ficha de inscrição;
. Fotocópia autenticada do diploma de graduação;
. Fotocópia da carteira de identidade;
. 3 (três) fotografias 3×4 recentes (com o nome no verso);
. Curriculum Vitae (resumido).

INFORMAÇÕES:

neurociencias@ufrj.br

 


Voltar ao topo


Curso de Extensão em Neurociências Cognitiva e Terapia Cognitivo Comportamental (UFRJ)

Instituto De Neurociências Aplicadas (INA)

Público-alvo: Profissionais e estudantes de área da saúde e educação

Número de vagas: 50

PRÉ-INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES:
neurociencias@ufrj.br

 

PROGRAMA DO CURSO (DETALHADO)

MÓDULO I: Neurociências Básicas e Neuroplasticidade
– Noção de neuroanatomia e neurofisiologia
– Visão funcional do sistema nervoso aplicada à psicoterapia cognitivo-comportamental
– Conceito geral de plasticidade neural e tipos de plasticidade
– Aplicabilidade da plasticidade

MÓDULO II: Neuropsicologia
– Funções Executivas
– Atenção, Percepção e Memória
– Aspectos instrumentais e noções de avaliação neuropsicológica
– Emoção e Inteligência

MÓDULO III: Terapia Cognitivo Comportamental e Transtornos Mentais
– Bases teóricas da TCC
– Noções de avaliação e formulação de casos
– Intervenções cognitivas e comportamentais
– Aplicação da TCC no tratamento de transtornos ansiosos e de humor


Voltar ao topo


Neurociências e Psicologia do Esporte

A proposta da instauração de um curso de neurociências direcionado ao tema do esporte e exercício justifica-se pelo crescente interesse nos processos psicológicos envolvidos na prática de esporte ou exercício que possibilitam o alcance de um nível ótimo de saúde mental, a maximização do rendimento e a identificação de princípios e o desenvolvimento de adultos e crianças. Por este motivo, o aprofundamento dos conhecimentos em neurociência no ambiente esportivo faz-se importante para uma maior compreensão das interações existentes neste meio e sua influência no funcionamento cerebral. Desta forma, este curso procura viabilizar aos participantes a oportunidade de construção de conhecimento obtido pela associação de conteúdo teórico com o que existe de mais recente no campo da psicologia do esporte e do exercício.

O curso possui como objetivo geral promover a construção do conhecimento acadêmico entre profissionais do esporte, possibilitando a assimilação de novas concepções na atenção ao atleta, com ênfase especial nos aspectos da neurociência.

Início previsto: SEM PREVISÃO
Horário de realização do curso: Sábado – 09:00 às 18:00h
Carga Horária Total do Curso: 200 horas
Local de realização: a definir

Documentação para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Fotocópia da carteira de identidade;
  • 3 (três) fotografias 3×4 recentes (com o nome no verso);
  • Curriculum Vitae (resumido).

Investimento do curso:
Valor da inscrição: R$ 50,00 (cinquenta reais).
10 (dezoito) parcelas de R$ 200,00 (duzentos reais).


Voltar ao topo


Neurociências e Atividade Física

O curso de Neurociências e Atividade Física justifica-se pelo crescente interesse da sociedade e dos profissionais da área em promover a partir do exercício a melhora da qualidade de vida física de mental. Neste contexto, a junção da atividade física e das neurociências visa preencher essa lacuna e fornecer ferramentas e conhecimento para os profissionais da área aprimorarem sua atuação junto ao público.

O curso possui como objetivo geral fornecer subsídios aos profissionais da área de atividade física para a realização de uma avaliação e um trabalho holístico, envolvendo aspectos da mente e cérebro, baseados nas neurociências.

Início previsto: SEM PREVISÃO
Horário de realização do curso: Sábado – 09:00 às 18:00h
Carga Horária Total do Curso: 200 horas
Local de realização: a definir

Documentação para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Fotocópia da carteira de identidade;
  • 3 (três) fotografias 3×4 recentes (com o nome no verso);
  • Curriculum Vitae (resumido).

Investimento do curso:
Valor da inscrição: R$ 50,00 (cinquenta reais).
10 (dezoito) parcelas de R$ 200,00 (duzentos reais).

Disciplinas:
Introdução às Neurociências
Bases Neurais da Atividade Física
Aprendizagem, Comportamento e Desenvolvimento Motor
Neuroplasticidade na Atividade Física
Cognição e Atividade Física
Transtornos Psiquiátricos e Atividade Física
Metodologia de Ensino e Pesquisa
Orientação de Monografia


Voltar ao topo