skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
Controle Postural E Estratégias Cognitivos-Motoras Para Reabilitação Física

Controle Postural e Estratégias Cognitivos-Motoras para Reabilitação Física

INSCREVA-SE AQUI

 

Curso Teórico Prático

Local: Av. das Américas, 500, Bloco 6, Sala 315 – Shopping Downtown – Barra da Tijuca.

Carga Horária Total do Curso: 8 Horas.

Data e Horário: 30/06/2018 (Sábado) das 09:00 às 18:00.

Corpo Docente: Prof.Dra. Juliana Bittencourt e Prof. Me. Danielle Aprigio

-Profª Juliana Bittencourt, fisioterapeuta, Me., Dra.

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Mestre e Doutora pelo Institutode Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). Possui 10 anos de experiência profissionalatuando nas áreas clínica, na docência e pesquisa. Na área clínica, já exerceu sua atividade em serviços públicos eparticulares. Atualmente trabalha no Centro de Reabilitação de São Pedro da Aldeia como supervisora de estágioem fisioterapia neurofuncional vinculada a Universidade Veiga de Almeida (UVA). Na área da docência, atuou comocolaboradora da Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (ESEHA – Pestalozzi/Niterói) ministrando aulas no cursode pós graduação em fisioterapia neurofuncional e no curso de pós-graduação em órtese e prótese.  Atualmente écolaboradora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua como professora no curso de pós graduaçãoem neurociências aplicadas. É docente do curso de graduação em Fisioterapia e Psicologia da Universidade Veigade Almeida (UVA). Pesquisadora dos Laboratórios de Neuropsicologia e Neurofisiologia da Atenção (UFRJ) eLaboratório de Mapeamento Cerebral e Integração Sensoriomotora (UFRJ). É membro do Instituto de NeurociênciasAplicadas (INA) contribuindo com a construção de projetos, com a área de pesquisa e docência. É membroassociado da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN).

Link do currículo: http://lattes.cnpq.br/9456573634660387

-Profª Danielle Aprigio, fisioterapeuta, Me.

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO- Teresópolis / RJ). Pós-Graduadaem Fisioterapia Neurofuncional (ESEHA – Pestallozzi – Niterói / RJ) e em Atenção à Saúde da Família (ResidênciaMultiprofissional / UNIFESO – RJ). Mestre em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal doRio de Janeiro (IPUB/UFRJ- RJ). Doutoranda em Saúde Mental (IPUB/UFRJ -RJ) – Pesquisadora dos Laboratóriosde Neuropsicologia e Neurofisiologia da Atenção (UFRJ) e Laboratório de Mapeamento Cerebral e IntegraçãoSensoriomotora (UFRJ). Possui 10 anos de experiência profissional atuando nas áreas clínica (ambulatorial ehospitalar), na docência e pesquisa. Atualmente fisioterapeuta da Força Aérea Brasileira – Hospital Central daAeronáutica (HCA-RJ). Docente do curso de pós-graduação de Neurociências Aplicadas – UFRJ. Colaboradora epesquisadora do Instituto de Neurociências Aplicadas – INA.

Link currículo: http://lattes.cnpq.br/8787540492299721

Investimento:

Valor da inscrição para Acadêmicos e Profissionais: R$ 50,00 (cinquenta) reais.

O depósito deverá ser efetuado no Banco do Brasil, Agência 3519-X, Conta Corrente 9866-3 – CNPJ: 04.849.136/0001-21.

Valor do curso para Profissionais e Acadêmicos: 2X 150.00 ou 3 x 100,00

 Obs: Para pagamento em cartão o valor de juros será acrescido no valor total do curso.

 Número Máximo de Vagas Oferecidas: 20 vagas

 Documentos Necessários para Inscrição:

  • Diploma de Graduação ou Declaração que comprove que está cursando a graduação a partir do 5º período.
  • Comprovante de transferência / depósito do valor da inscrição
  • Ficha de Inscrição preenchida.

Informações e Matrículas:

Telefone: (021) 991865884

Email: cursos@neurocienciasaplicadas.com.br

www.neurocienciasaplicadas.com.br/cursos

Público Alvo: Graduados em fisioterapia e acadêmicos de fisioterapia a partir do 5º período.

Objetivo Geral: O curso de caráter teórico prático tem como objetivo permitir ao profissional/estudante a reconhecer a fisiologia do controle postural e suas manifestações atípicas; compreender os métodos de avaliação aplicados para sua análise; e as estratégias terapêuticas cognitivo-motoras que podem ser utilizadas na sua reabilitação.

Programa e Ementa:

1.Conceito – Sistema de Controle Postural (CP):

Conceituar o Sistema de Controle Postural.

2.Mecanismos Sensoriais e Motores Envolvidos:

Descrever os componentes motores e sensoriais (sistema visual, somatossensorial e vestibular) responsáveis pelo Sistema de Controle Postural.

3.CP Tarefa/Ambiente:

Compreender o CP no contexto de interação entre individuo, tarefa e ambiente.

4.CP na Postura Vertical Perturbada:

Descrever as estratégias posturais coordenadas automáticas.

5.Ajuste Postural Antecipatório e Compensatório:

Reconhecer os mecanismos corretivos e de recuperação do equilíbrio.

6.CP Atipico:

Identificar as alterações do Controle Postural relacionados ao envelhecimento e alguns distúrbios neurológicos.

7.Ferramentas Diagnóstica:

Avaliação qualitativa (testes e questionários) e quantitativa (posturografia -plataforma de força).

8.Ferramentas de Reabilitação:

Realidade Virtual – Conceito de realidade virtual, sistemas de imersão, correlação da realidade virtual com a aprendizagem motora, benefícios da aplicação da realidade virtual, evidências científicas, aplicações em situações clínicas específicas e prática com games interativos para reabilitação.

Imagética Motora – Conceito de imagética motora e prática mental, compreensão da prática mental como estratégia cognitiva-motora de intervenção, conhecer os protocolos existentes, e discutir parâmetros temporais, e a sistematização na construção de um protocolo de treinamento de simulação mental.

Dupla Tarefa – Conceito de dupla tarefa, importância da dupla tarefa no dia-a-dia, dupla tarefa motora-cognitiva e motora-motora, correlação da dupla tarefa com aprendizagem motora, fisiologia da dupla tarefa, comportamento de indivíduos jovens, idosos e com comprometimentos do sistema nervoso submetidos à dupla tarefa, dupla tarefa como um marcador, dupla tarefa como recurso terapêutico e seus benefícios, possibilidades de aplicação prática da dupla tarefa.

Uso de Pistas Sensoriais – Conceito de pistas sensoriais, tipos de pistas sensoriais, comportamento do sistema nervoso central diante a apresentação de pistas sensoriais, correlação da aplicação de pistas sensoriais com a aprendizagem motora, situações clínicas onde há benefícios do uso de pistas sensoriais, protocolos de aplicação, aplicação prática das pistas sensoriais.

 

Back To Top