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Como Está O Crescimento E O Desenvolvimento Cognitivo-motor De Crianças Com A Síndrome Congênita Do Zika, Em Função Do Surto Do Vírus Da Zika No Brasil Entre 2015-2016?

Como está o crescimento e o desenvolvimento cognitivo-motor de crianças com a Síndrome Congênita do Zika, em função do surto do vírus da Zika no Brasil entre 2015-2016?

O estudo recente realizado por França e colaboradores (2018) relata que as 8 crianças analisadas, portadoras da Síndrome Congênita do Zika, com média de idade de 20,5 meses, da região nordeste do país, apresentaram desempenho extremante baixo no domínio cognitivo-motor e uma taxa média de crescimento menor do que crianças típicas. Concluindo que essas crianças estão em risco de atraso no crescimento e no desenvolvimento cognitivo-motor em comparação com crianças típicas. 
Em outro estudo, realizado pelo grupo de Wheeler (2018), com 47 bebês acompanhados pela Fundação Altino Ventura, demonstrou que nenhuma das crianças apresentou habilidades de desenvolvimento adequadas à idade. Argumentando ao final que a exposição ao vírus da Zika repercutirá por toda a vida dessas crianças afetadas e de suas famílias. 
Entretanto, como essas crianças e suas famílias podem ter reduzidos esses danos? Sendo atendidas por profissionais habilitados em avaliações e em intervenções estruturadas para modulação cognitivo-motora nos domínios tipicamente afetados nesta população: motricidade, especialmente fina, por causa da hipertonia; comunicação, via sensorial auditiva e visual, interações sociais, resoluções de problemas via planejamento motor, regulação do sono e remissão das crises convulsivas. 
Portanto, intervenções que visam reduzir os danos funcionais aferidos pelo trabalho de Ferreira et al. (Ferreira et al., 2018), conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF, como de completa incapacidade na maioria das categorias de funções corporais; e de atividades e participação, altamente impactadas, principalmente relacionados a mobilidade.
A clínica do INA oferece programas de intervenção estruturados e interdisciplinares. Quer entender como?
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FONTE: Ferreira, H., Schiariti, V., Regalado, I.,

 

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