skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
Comer Com Os Olhos – Amor à Primeira Vista!

Comer com os olhos – Amor à primeira vista!

Comer com os olhos – Amor à primeira vista.
Até que o ato de comer um alimento se concretize, muitas etapas se antecedem em nosso cérebro. Quando escolhemos um alimento para o consumo, logo vem à cabeça a sua imagem. Provavelmente porque já o consumimos em algum momento da vida.
O cérebro valoriza os alimentos primeiramente pela sua aparência visual e olfativa. Quando visualizamos um alimento que provoca a sensação de prazer, sinais de desejo e recompensa são propagados pelo nosso encéfalo, até que o processo de escolha aconteça. Caso não tenhamos a consciência e o autocontrole para consumirmos o que faz bem a nossa saúde, seguiremos o nosso desejo de saciar o prazer e a recompensa por algo que nos deixa em estado de felicidade.
As embalagens dos alimentos transmitem bem o sentimento de afeto, e a sensação do hedonismo na hora do consumo. Elas exploram informações positivas que podem afetar nossas escolhas pela emoção.
Um estudo com realizado com ressonância magnética e eletroencefalografia em humanos, mostrou que as embalagens dos alimentos que mostram mensagens positivas, mesmo contendo um alto valor calórico, tem uma maior influência no sistema de recompensa no cérebro do que os alimentos com embalagens neutras, onde mostra somente informações básicas dos alimentos.
O estudo é importante para nos alertar sobre o impacto que as embalagens, rótulos e o marketing dos alimentos influenciam diretamente a nossa escolha alimentar, atuando diretamente em um processo neurofisiológico, podendo alterar características biológicas de recompensa e controle inibitório no momento da tomada de decisão pelo consumo alimentar.
Fonte: Verbal labels selectively bias brain responses to high-energy foods (Ulrike Toepel 2014)
Back To Top