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Serviços Oferecidos

A clínica do INA oferece serviços e programas interdisciplinares e nossos profissionais trabalham de forma integrada. Apesar dos campos profissionais serem diferentes, o princípio norteador do Instituto e, consequentemente da clínica, é a percepção de que áreas funcionais diversas (cognitiva, sensorial, motora) interagem o tempo todo. Sendo assim, vemos que não é possível um paciente ser reabilitado ou habilitado por um único profissional.

Avaliação Neuroglobal

A Avaliação Neuroglobal é uma avaliação integrada do funcionamento cognitivo-motor, priorizando os aspectos da integração sensório-motora, sendo realizada tanto em indivíduos saudáveis quanto em indivíduos com várias formas de sequelas e disfunções cerebrais. O funcionamento cognitivo-motor é aferido a partir da via sensorial, processamento e resposta comportamental, abrangendo a avaliação neuropsicológica, fonoaudiológica, fisioterapia neurofuncional, nutrição e EEGq (eletroencefalograma quantitativa).

OBJETIVOS:

  • Levantar dados clínicos que permitam auxiliar no diagnóstico e estabelecer tipos de intervenção via reabilitação para indivíduos e grupos de pacientes em condições nas quais:
    1. Ocorreram prejuízos ou modificações cognitivas ou comportamentais devido a eventos que atingiram primária ou secundariamente o sistema nervoso central;
    2. O potencial adaptativo não é suficiente para o manejo da vida prática, acadêmica, profissional, familiar ou social;
    3. Modificações geradas ou associadas a problemas bioquímicos ou elétricos do cérebro, decorrendo disto em modificações ou prejuízos cognitivos, comportamentais ou afetivos;
  • Levantar dados cognitivos, motores e/ou comportamentais que permitam auxiliar na construção de um programa de aperfeiçoamento no desempenho associado à área escolar, esportiva, laboral ou questões individuais;
  • Auxiliar na tomada de decisão de manejo clínico de profissionais de outras áreas da saúde e educação;
  • Fornecer dados que contribuam para a manejo de tratamento medicamentoso e cirúrgico para comportamentos atípicos.

Programas de Intervenção

Os programas são montados e organizados numa visão interdisciplinar tanto no que se refere à dinâmica entre os profissionais como na escolha das técnicas. Além deles serem balizados por ampla avaliação, com uso de material baseado em evidências e validados por pesquisas experimentais, revisões sistematizadas e guidelines.

Profissionais envolvidos: educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, neuropsicólogo, psicólogo clínico, nutricionista e terapeuta ocupacional.

Fisioterapia Neurofuncional

OBJETIVO: Habilitar, reabilitar e adaptar funcionalmente pacientes com patologias neurológicas pela via sensório-motora.

JUSTIFICATIVA: A Fisioterapia Neurofuncional promove melhora do desempenho motor e adaptações que favorecem a independência e reintegração social de pacientes com doenças do sistema nervoso central ou periférico. Tendo em vista que habilidades motoras, sensoriais e cognitivas interagem o tempo todo, torna-se importante integrá-las durante a intervenção para que o paciente possa desenvolver suas capacidades de forma ampliada. Assim, o programa de Fisioterapia Neurofuncional se faz importante por auxiliar o paciente a atingir sua potencialidade máxima.

Aprimoramento Cognitivo através do Exercício Físico

OBJETIVO: Melhorar a performance funcional via regulação e estimulação pela via sensório-motora através do exercício físico, percepção, atenção, visuoconstrução, raciocínio lógico, funções executivas, planejamento, memórias e respostas motoras.

JUSTIFICATIVA: O exercício físico é uma via de intervenção que pode melhorar o desempenho cognitivo através de seus recursos motores, assim, se faz necessário utilizá-la de forma estruturada, potencializando suas dimensões em termos de estimulação cognitiva pela via sensório-motora.

Programa de Intervenção para Pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pela via sensório-motora

OBJETIVO: Esse programa atende crianças e adultos com diagnóstico de TDAH visando:

  1. Habilitar as vias de processamento sensório-motora.
  2. Habilitar a rede atencional para sustentar o processamento do estímulo, inibir estímulos secundários e seleção, alternância e divisão entre estímulos.
  3. Melhorar o funcionamento cognitivo global, especificamente executivos.
  4. Reduzir via intervenção o fardo da família em função de gestão inadequada oriundas de tratamentos sem efeito clínico.
  5. Evitar despesas futuras com os tratamentos recorrentes sem resultados funcionais.

JUSTIFICATIVA:O TDAH é um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns em crianças e adolescentes. Os sintomas relacionados ao transtorno levam a rupturas nas áreas educacional, social e de relacionamentos individuais e em outros aspectos da vida. O TDAH apresenta três sintomas principais: capacidade reduzida de manter a atenção sustentada no estímulo, impulsividade aumentada e hiperatividade, sendo que esses sintomas devem estar presentes em pelo menos dois ambientes, como em casa e na escola, e devem interferir no desenvolvimento de funções sociais e acadêmicas apropriadas.

De certo, o TDAH também tem sido associado a uma elevada prevalência de comorbidade e problemas comportamentais, como: abuso de substâncias, transtorno desafiador opositivo, transtornos de ansiedade e transtornos depressivos; dificuldades sociais; discórdia conjugal, dificuldades de aprendizagem, criminalidade, lesão acidental e problemas de fala.

Apesar de ser um transtorno comum em crianças e adolescentes, os adultos com TDAH são afetados não só por comorbidades e prejuízos anteriormente citados, mas no desempenho da carreira, em que normalmente exercem profissões que não se ajustam à sua capacidade.

Contudo, o tratamento mais eficaz para o TDAH, por evidência clínica, é a conjunção do uso de medicamentos com intervenção cognitiva e comportamental, psicoeducação para aprender habilidades de enfrentamento e comportamentos adaptativos, psicoeducação para pais e educação corretiva.

Estimulação da Memória pela via Sensório-Motora

OBJETIVO: Melhorar o funcionamento cognitivo e social por meio de atividades em grupo ou individual, combinando exercícios físicos e psicoeducação. Alguns estudos sugerem que esses estímulos modulados para operadores cognitivos são mais benéficos quando a socialização é incluída.

JUSTIFICATIVA: O programa foi criado para contemplar os 4 pilares que sustentam a eficiência neural para a memória, apontados em evidências clínicas: 1) estimulação cognitiva; 2) atividade física aeróbica, 3) evitação da depressão por meio da interação com o grupo; 4) dieta saudável.

Intervenção Interdisciplinar nas Demências

OBJETIVOS:

  1. Retardar o curso da doença.
  2. Amenizar os danos cognitivos e limitar os déficits motores.
  3. Intervir para manutenção e, em alguns casos, melhora do funcionamento nas áreas sociais e relacionamentos, mobilidade, independência, primordialmente.
  4. Modulação do ambiente familiar, apoio psicológico e social, atividade física, estratégias de manejo comportamental, e psicoeducação sobre os sintomas e expectativas de progressão da doença e necessidade de cuidados futuros.

Portanto, o tratamento se resume em manter o maior nível de funções cognitivas e motoras adequadas para assegurar a qualidade de vida, o máximo de reabilitação para melhora de funcionalidade e retardar os sintomas esperados, ainda durante as fase tardia da doença.

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