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A Maturação E A Intervenção Clínica Das Funções Executivas Em Crianças!

A maturação e a intervenção clínica das Funções Executivas em crianças!

Os percursos motores são desenvolvidos através de brincadeiras infantis. Do mesmo modo, as brincadeiras podem ser aproveitadas para construir intervenções eficazes para melhorar a autorregulação em crianças pequenas e em populações clínicas.
As pesquisas recentes enfatizam a importância da maturação antecipada das redes subcorticais em relação aos processos “bottom-up” em regiões neocorticais para o desempenho precoce da modulação de autorregulação. O argumento que sustenta essa premissa é que o comportamento motor não é separado do comportamento cognitivo. Logo, o conhecimento vem do aprendizado motor e da coordenação das entradas e saídas.
Em síntese, o comportamento cognitivo está inextricavelmente ligado ao percurso e de sequencias motoras que se baseiam em sistemas cerebrais subcorticais para uma sintonia refinada. As rotinas motoras como alternância, toque e comutação são indicativos de maturação de habilidades executivas. 
A partir desses argumentos, achados atípicos em áreas motoras apresentam sensibilidade clínica na avaliação e intervenção de comportamentos não motores em grupos clínicos, como no Transtorno do Espectro Autista – TEA; Transtorno Bipolar e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. 
Desta forma, os transtornos com déficits em habilidades executivas, por exemplo, no TDAH, podem refletir a resposta de impacto no déficit subcortical duradouro na excitação. Logo, que o desenvolvimento de sistemas pré-frontais impõe um controle cognitivo aprimorado nesses sistemas conduzidos subcorticalmente. 
Nossa clínica entende que um recurso terapêutico na intervenção cognitivo-motora deve ter a mesma segurança de efeito que os tratamentos farmacológicos. 
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Fonte: Shaheen, S., 2014. How child’s play impacts executive function–related behaviors. Appl. Neuropsychol. Child 3, 182–187. doi:10.1080/21622965.2013.839612

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