skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
A Infecção Urinária é Recorrente Em Pacientes Com Danos Neurológicos Acompanhados De Mobilidade Reduzida.

A infecção urinária é recorrente em pacientes com danos neurológicos acompanhados de mobilidade reduzida.

A infecção urinária é recorrente em pacientes com danos neurológicos acompanhados de mobilidade reduzida. Portanto, requer manejo clínico para prevenção. É comum nesses quadros a disfunção autonômica da bexiga, ou seja, as contrações musculares realizam estímulos de baixa expansão e, consequentemente, o mecanismo de expulsão da urina torna-se insuficiente e o esvaziamento da bexiga fica incompleta. O resultado é a urina residual na bexiga. Portanto, esse quadro pode levar a uma bexiga neurogênica por ocorrências de infecções, hipertrofia muscular da bexiga e causas neurogênicas (Haas and Terbizan, 1975). Essa disfunção neurogênica da bexiga é muito comum em pacientes com lesão da medula espinhal, mas também ocorrem naqueles que sofreram um acidente vascular encefálico – AVE e em outros quadros clínicos neurológicos com a mobilidade reduzida. Esse panorama representa uma ameaça significativa ao bem-estar dos pacientes, por exemplo: incontinência urinária, insuficiência renal, infecção do trato urinário, cálculos e má qualidade de vida são algumas complicações dessa condição (Al Taweel and Seyam, 2015).
Constata-se que a disfunção neurogênica da bexiga secundária a uma lesão neurológica é uma condição que pode representar risco para o paciente e requer um plano de tratamento personalizado para manter os tratos superiores funcionais, promover a continência e prevenir complicações, principalmente as infecções crônicas do trato urinário. E dentro desse contexto a fisioterapia é um recurso complementar importante do tratamento e prevenção dos infecções recorrentes (Andrade et al., 2016; Barbara T Benevento and Marca L Sipski, 2002). 

A clínica do INA oferece programas de intervenção estruturados e interdisciplinares.
Quer entender como?
Ligue e marque uma consulta. 
Nossos telefones são: (21) 3577-3311 e (21) 99186-5884.
Estamos localizados na Avenida das Américas, 500, Bloco 6, Sala 315, Shopping Downtown. Barra da Tijuca – RJ.

Al Taweel, W., Seyam, R., 2015. Neurogenic bladder in spinal cord injury patients. Res. Reports Urol. 85. doi:10.2147/RRU.S29644
Andrade, R.C.P., Neto, J.A., Andrade, L., Oliveira, T.S., Santos, D.N., Oliveira, C.J.V., Prado, M.J., Carvalho

Back To Top