skip to Main Content
(21) 99186-5884 contato@neurocienciasaplicadas.com.br
A Implicação Psicológica Das Dificuldades De Aprendizagem

A implicação psicológica das dificuldades de aprendizagem

As dificuldades de aprendizagem têm sérias implicações psicológicas, educacionais e sociais na vida de uma criança.
As crianças com dificuldades de aprendizagem experimentam situações quase cotidianas como vergonha, ansiedade, frustração, isolamento social, melancolia e falta de autoconfiança.
Tais situações têm sérios efeitos psicológicos e contribuem para criar uma auto-imagem negativa e de baixa auto-estima. Geralmente, essas crianças dificilmente são motivadas a aprender, entre outros motivos, por exemplo, raramente são elogiadas por seu desempenho escolar, por causa de suas notas e não se sentem satisfeitas internamente pelo mesmo motivo.
É comum coexistir com as dificuldades de aprendizagem a hiperatividade. Logo, os alunos com dificuldades de aprendizagem recebem críticas desfavoráveis ao desempenho e ao comportamento. Certamente, esse feedback tem efeitos negativos no aprendizado e na formação da personalidade da criança.
Além desses fatores, eles sofrem bullying escolar a uma taxa duas vezes maior do que o normal (40 %) devido ao seu fracasso escolar degradante, levando a baixa auto-estima e isolamento.
Devido a todos esses fatores, as crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam fobia escolar. Nestas circunstâncias, as crianças mostram uma recusa inabalável de continuar indo à escola e geralmente apresentam sintomas psicossomáticos como vômitos, dor no peito, dor de estômago, etc. A maioria desses sintomas desaparece quando a criança não precisa ir à escola, por exemplo, nos feriados e finais de semana . Note-se que geralmente não há razão óbvia para essa fobia. No entanto, as faltas frequentes são devidas a uma variedade de problemas psicológicos.
Com o diagnóstico e a intervenção precoce, as dificuldades enfrentadas por uma criança podem ser minimizadas, via remissão dos sintomas primários das dificuldades de aprendizagem, e tratadas quanto aos sintomas secundários.

Back To Top